Página inicial > Notícias > Criação do Grupo de Estudos em Segurança e Saúde do Trabalho Rural (GESTR)

Criação do Grupo de Estudos em Segurança e Saúde do Trabalho Rural (GESTR)

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2024, 15h35 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2024, 15h35

Criação do Grupo de Estudos em Segurança e Saúde do Trabalho Rural (GESTR)

O Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho aprovou, por “ad referendum”, a criação do Grupo de Estudos em Segurança e Saúde do Trabalho Rural (GESTR). Esse grupo tem como missão fortalecer o desenvolvimento de pesquisas, atividades de extensão, discussões e aprofundamento de temas relacionados às boas práticas trabalhistas, especialmente aquelas vinculadas a ações de segurança, saúde, condições sanitárias e conforto no trabalho rural.

Destaca-se que a criação do grupo busca incorporar as boas práticas trabalhistas com base nos pilares de Environmental, Social and Governance (ESG), com o objetivo de aprimorar sua sustentabilidade e responsabilidade social.

Ressalta-se ainda que a aplicação das práticas ESG é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os ODS da Agenda 2030, o ODS número 8 destaca a necessidade de promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, alcançar o pleno emprego produtivo e trabalho decente para todos, protegendo os direitos trabalhistas e fomentando ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores.

As bases direcionais do grupo serão pautadas em legislações, normas de higiene ocupacional, políticas de saúde e normas regulamentadoras, especialmente a NR 31.

Os objetivos do GESTR são amplos e incluem:

• Aprimorar e promover práticas mais seguras e sustentáveis no setor agropecuário;
  • Facilitar a integração e troca de conhecimentos entre os estudantes e profissionais dos cursos envolvidos, visando o estudo da segurança e saúde do trabalhador rural.
  • Estimular a realização de pesquisas acadêmicas e projetos de conclusão de curso voltados para a segurança do trabalho rural, com foco na identificação e solução dos principais desafios e riscos enfrentados pelos trabalhadores do campo.
  • Promover eventos, palestras e seminários relacionados à segurança e saúde do trabalho rural, visando disseminar boas práticas e atualizações legislativas e tecnológicas.
  • Estabelecer parcerias com instituições e organizações relacionadas ao agronegócio e segurança do trabalho, buscando apoio e colaboração para o desenvolvimento de projetos e iniciativas que visem melhorar as condições de trabalho no meio rural.
  • Contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e conscientes sobre a importância da segurança e saúde ocupacional no contexto da agropecuária, visando reduzir os acidentes e doenças relacionados ao trabalho rural e promover o bem-estar dos trabalhadores e a sustentabilidade das atividades agropecuárias.

A aprovação do GESTR pelo NIPE do Campus Muzambinho representa um passo importante na promoção de práticas mais seguras e sustentáveis no setor agropecuário, além de fortalecer a formação acadêmica e profissional dos estudantes envolvidos, preparando-os para enfrentar os desafios do campo com competência e responsabilidade.

Compreendemos que o setor agropecuário é de suma importância econômica e social para o Brasil. Contudo, para que essa atividade se mantenha sustentável e competitiva no mercado global, a produção deve considerar tanto o desenvolvimento sustentável quanto o trabalho sustentável, expressões que devem se complementar.

O grupo será liderado pelos professores Geraldo Gomes de Oliveira Júnior, Larissa Sales Martins Baquião e Milene Ferreira Dias Magri, e contará com a participação de estudantes dos cursos de Técnico em Segurança do Trabalho, Engenharia Agronômica, Superior de Tecnologia em Cafeicultura, Medicina Veterinária, Técnico em Agropecuária e Técnico em Enfermagem, todos interessados nas respectivas áreas de estudo.

Além disso, o grupo terá como base de apoio o Laboratório de Segurança do Trabalho, Higiene e Incêndio (LSTHI) que fica no prédio da Engenharia Agronômica.

Siga o grupo na rede social Instagram: @gestr_ifmuzambinho

Conheça mais sobre os Grupos de Estudo do Campus Muzambinho

Conheça nossos cursos, todos gratuitos!

registrado em: