Página inicial > Notícias > Projeto Sanitaristas Mirins tem início em Muzambinho

Projeto Sanitaristas Mirins tem início em Muzambinho

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2024, 09h18 | Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2024, 13h26

Início do Projeto Sanitaristas em Muzambinho

WhatsApp Image 2024 06 24 at 09.01.44 1O Diretor Geral, professor Renato Aparecido de Souza, e a Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, estiveram presentes no evento de abertura do Projeto Sanitaristas Mirins, que será desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ao longo do ano de 2024 com os estudantes do 6° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Cesário Coimbra, em Muzambinho.

A atividade ocorreu no dia 10 de junho de 2024, na referida escola, e contou com a presença dos responsáveis pelo Projeto, os servidores do IMA; bem como representantes da Secretaria de Educação Regional Poços de Caldas; direção, servidores e estudantes da Escola Estadual Cesário Coimbra; além de autoridades do municipio e demais parceiros e convidados.

O Projeto "Sanitaristas Mirins" visa promover nas escolas de ensino fundamental e médio, a disseminação de conhecimentos relativos à agropecuária. Busca conscientizar os alunos sobre a importância do desenvolvimento rural sustentável.

Contempla o treinamento dos professores, palestras aos alunos e visitas práticas ao ambiente rural com profissionais do IMA e a doação de exemplares do livro didático pedagógico "A educação sanitária no dia-a-dia dos alunos".

São abordados conhecimentos sobre:

• Saúde Animal (doenças dos animais que são transmitidas ao homem – zoonoses – e aquelas que causam prejuízos aos produtores rurais e à economia do Estado);
  • Sanidade vegetal (uso de agrotóxicos, doenças e pragas que atacam as lavouras, frutas, citros, grãos etc.);
  • Segurança alimentar (inspeção de produtos de origem animal, embalagens, rótulos, agroindústria familiar, queijo Minas artesanal, etc.);
  • Certificação (o que é, importância e selos do IMA);
  • Meio ambiente (descarte de frascos de vacinas e medicamentos, embalagens de agrotóxicos, contaminação das pastagens e rios, resíduos dos laticínios e frigoríficos, controle da população de morcegos etc.).

O Diretor Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, durante sua fala na cerimônia de abertura, reforçou a importância de projetos como esse e colocou a escola-fazenda do campus à disposição para receber visitas aos Laboratórios de Educação e Produção Agropecuária. Também relembrou a parceria estabelecida recentemente, entre o campus e o IMA, por meio de um Acordo de Cooperação, destacando a possibilidade de realização conjunta de atividades de extensão, pesquisa e apoio ao ensino no âmbito do campus e à comunidade externa.

Parceria IMA e Campus Muzambinho

No mês de março de 2024, foi firmado um Acordo de Mútua Cooperação que tem por objeto o estabelecimento de parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), visando celebrar o desenvolvimento de trabalhos em conjunto a favor da defesa agropecuária e segurança alimentar, troca de experiências, treinamentos, cessão de imóvel para instalação de unidade do IMA, cessão de estágios entre outros, que poderão ser discutidos em termos específicos a serem definidos.

Texto e Fotos: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder

WhatsApp Image 2024 06 24 at 09.01.44