Página inicial > Notícias > Grupo de estudos dedica-se à bioética, espiritualidade e Saúde da mulher

Grupo de estudos dedica-se à bioética, espiritualidade e Saúde da mulher

Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2024, 10h59 | Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2024, 13h59

Fundado no ano de 2023, o grupo de estudos denominado “Bioética, Espiritualidade e Saúde da Mulher - BESM” possui nove membros, incluindo estudantes e ex-estudantes do Campus Muzambinho, bem como colaboradores externos oriundos da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) e da Universidade de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP/EERP).

O grupo tem como objetivos (1) estudar a saúde da mulher e materno-infantil nos aspectos biológico, social, cultural, antropológico, político, econômico e dimensões individual, familiar e coletiva; (2) estudar o câncer ginecológico e mamário na assistência preventiva, curativa e reabilitação, levando-se em conta os aspectos sociais, emocionais, familiares, entre outros; (3) compreender a mulher e a sua saúde nas diferentes situações vivenciadas no ciclo da vida em suas interações com o social, cultural e político, com enfoque nas relações de gênero; (4) compreender como a espiritualidade contribui na assistência em saúde, especialmente para a enfermagem, levando em considerações questões bioéticas que permeiam o cuidado espiritual.

Dentre as ações de destaque, o grupo de Estudos BESM desenvolve atividades de ensino e pesquisa, participa de eventos, congressos, reuniões técnicas relativas a áreas afins aos assuntos correlatos estudados e desenvolvidos no grupo, divulgando trabalhos realizados.
Recentemente, membros do grupo BESM elaboraram dois resumos para enviar à 25ª Semana de Enfermagem do Coren, e ambos foram selecionados em duas categorias distintas, destacando-se entre os cinco e os dez melhores trabalhos submetidos.

As pesquisas são oriundas de projeto de pós-doutoramento e tese de doutorado da professora Ana Paula Alonso Reis, docente do Campus Muzambinho e coordenadora do grupo de estudo, sob a orientação da professora Marislei Sanches Panobianco.

De acordo com a professora Ana Paula, “A parceria com os membros do grupo advém de muitos anos, alguns há mais de uma década e sempre aumentando os interessados em fazer parte dessa equipe, isso é gratificante. A seleção dos trabalhos, no evento do conselho de classe da categoria da enfermagem, muito nos impulsiona a continuar os estudos dentro do grupo e, para mim, ter o reconhecimento das pesquisas que desenvolvi nas minhas pós-graduações, mostra que estou no caminho certo na contribuição científica para a qualidade da assistência de enfermagem e no desempenho do meu papel de docente e pesquisadora na instituição que escolhi trabalhar”.

Cremilson de Paula Silva, egresso do curso Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS campus Muzambinho, também manifestou sua satisfação com o reconhecimento obtido:

"Representar o Grupo de Estudos Bioética, Espiritualidade e Saúde da Mulher (BESM) na 25ª Semana de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN/MG), como egresso do curso Técnico Subsequente em Enfermagem, foi muito gratificante. Receber a notícia de que os dois trabalhos foram aprovados e classificados entre os 5 e 10 melhores, sendo aceitos apenas 20 trabalhos para apresentação, de todos os submetidos no evento, foi ainda mais indescritível. É incrível saber que parte da minha formação em enfermagem advém do IFSULDEMINAS, e que, mesmo como egresso, os professores continuam a me inspirar a seguir rumo à pós-graduação.”

Marislei Sanches Panobianco, docente EERP/USP, também comentou sua experiência junto ao BESM:

“Deixo aqui registrada minha imensa satisfação em fazer parte desse grupo de pesquisa, que se expande e se consolida com as contribuições derivadas das parcerias entre pesquisadores experientes e dedicados, assim como de outros iniciantes, mas não menos dedicados a construir e divulgar pesquisas robustas que trazem importantes resultados para a área da saúde e para a população, em geral".

OS GRUPOS DE ESTUDO

Conheça mais sobre o BESM e outros grupos de estudo do campus Muzambinho através do link abaixo:

Texto Original: Ana Paula Alonso Reis
Imagens: Cedidas pela Professora Ana Paula Alonso Reis.
Revisão textual: Cláudio Vieira da Silva

WhatsApp Image 2024 05 21 at 19.53.09