Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho participa do 2º Bate-Papo com o Cafeicultor

Campus Muzambinho participa do 2º Bate-Papo com o Cafeicultor

Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2024, 17h02 | Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2024, 17h04

14.23.34 2No dia 16 de maio de 2024, ocorreu na Câmara Municipal de Muzambinho o “2º Bate-Papo com o Cafeicultor”, organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho. O evento teve como foco o trabalho sustentável e as boas práticas trabalhistas, de saúde e segurança no setor da cafeicultura, reunindo cafeicultores e demais pessoas ligadas direta ou indiretamente ao agronegócio do café.

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho apoiou o evento com uma palestra ministrada pelo professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior, que abordou o tema "NR 31 aplicada à Colheita do Café". A Norma Regulamentadora 31 (NR 31) estabelece diretrizes fundamentais para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores rurais. Sua aplicação é essencial para compatibilizar as atividades produtivas com a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de melhorar as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.

Também participou do evento a empresa SOMA JR do IFSULDEMINAS, que apoiou na realização das inscrições. O presidente da empresa, o estudante do curso de Engenharia Agronômica, Carlos Antônio Garcia, teve a oportunidade de apresentar aos presentes os serviços oferecidos pela empresa.

O evento também contou com a participação da Dra. Fernanda Helena Silva Abreu, representante jurídica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), que discutiu as "Normativas do Ministério do Trabalho durante a colheita do café". Sua apresentação trouxe questões importantes sobre a legislação trabalhista, orientando os cafeicultores sobre as obrigações e direitos que devem ser observados durante o período de colheita.

Complementando o ciclo de palestras, o Sargento André Luiz Sandi, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), falou sobre "Segurança Rural no período de colheita". O sargento destacou medidas preventivas e estratégias de segurança para proteger as propriedades, ressaltando a importância da vigilância e da cooperação entre os produtores e as forças de segurança locais.

A realização deste evento favorece a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e a melhoria contínua das condições de trabalho no setor. Ao proporcionar um espaço para a troca de conhecimentos e experiências, o sindicato também contribui diretamente para o fortalecimento da cafeicultura na região, preparando os produtores para enfrentar os desafios contemporâneos do setor.

No campus Muzambinho, esses conceitos e temáticas são abordados em disciplinas específicas de vários cursos, como Técnico em Segurança do Trabalho, Engenharia Agronômica, Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, Medicina Veterinária, Técnico em Cafeicultura EAD e Técnico em Agropecuária, fazendo parte integrante da formação profissional dos estudantes.

Além disso, o campus Muzambinho conta com um Laboratório de Segurança do Trabalho, Higiene e Incêndio (LSTHI), equipado com instrumentos, equipamentos e vários dispositivos de segurança. Esse laboratório tem sido utilizado em diversas pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por estudantes, assim como em trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado por servidores, todos relacionados a esses temas.

Recentemente, foi aprovado pelo Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do campus Muzambinho o Grupo de Estudos em Segurança e Saúde do Trabalho Rural (GESTR). Esse grupo tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de pesquisas, atividades de extensão, discussões e aprofundamento dos temas relacionados à segurança, saúde, condições sanitárias e conforto nas atividades agrícolas.

Saiba mais sobre os cursos citados nesta matéria, bem como outros. Acesse: https://cursos.muz.ifsuldeminas.edu.br/
Saiba mais sobre a Empresa Júnior SOMA Jr, bem como outras. Acesse: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/empresas-juniores

Texto: professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior
Fotos: Muzambinho.com