Página inicial > Notícias > 7ª edição do Campo Limpo conta com apoio do Campus Muzambinho

7ª edição do Campo Limpo conta com apoio do Campus Muzambinho

Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2024, 10h05 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 11h04

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho sediou mais uma edição do Projeto Campo Limpo, que chega à sua sétima edição ao longo de quatro anos de trabalhos. A ação visa captar vasilhames de agrotóxicos que, eventualmente, poderiam ter sido descartados ou abandonados nas propriedades rurais. Após classificação e contabilização, esse material é encaminhado para o correto descarte, contribuindo-se assim para a manutenção e preservação do meio ambiente. O evento contou com a participação de diversos produtores rurais, representantes dos cursos do Campus, profissionais e empresários do ramo agropecuário, além de representantes das instituições envolvidas.

Representando a EMATER-MG, o extensionista agropecuário Clóvis de Piza comentou que a ação facilita o trabalho do produtor, que pode realizar a entrega legal dos objetos no ponto de coleta.

Quando questionado sobre o progresso do programa, Clóvis declarou que foram contabilizadas mais de 17 mil embalagens rígidas e mais de 850 kg de embalagens flexíveis ao longo das edições.

“O número de produtores vêm aumentando a cada edição, o que é muito bom, pois há mais propriedades sendo atingidas, mais propriedades sendo limpas. Outro fator que nos chama muita atenção, é a qualidade das embalagens recebidas. Na primeira edição, recebemos muitas embalagens sujas, muitas embalagens velhas, sinal que estava lá estocado na propriedade há muitos anos. Já nas edições mais recentes, recebemos as embalagens mais limpa e organizadas, com menos restos de produtos. Isso é sinal de que o produtor não está deixando o produto vencer na sua propriedade” - Disse Clóvis.

Ericson Macedo Freire, fiscal assistente agropecuária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foi outro dos profissionais presentes no evento, e comentou as novidades que a ação proporcionou em relação à edições anteriores:

“Estamos implementando este evento com a participação tanto do pessoal do segurança de trabalho, da saúde aqui do Instituto, e também as revendas de agrotóxicos aqui do município, exatamente para proporcionar para os produtores um momento em que além da entrega das embalagens vazias, ele também pode fazer uma roda de negócio, verificar os preços dos fornecedores, tudo isso aproveitando esse momento da entrega das embalagens” - comentou Ericsson.

Mais uma vez, o Campus Muzambinho sediou a coleta das embalagens, e somou novos esforços à ação, como a participação das equipes do curso Técnico em  Segurança do Trabalho, que apresentou equipamentos e procedimentos relacionados à segurança laboral, bem como a equipe do curso Técnico em Enfermagem, que participou aferindo a pressão dos participantes do evento e orientando sobre ações de prevenção à dengue.

De acordo com o Professor Hugo Baldan Junior, Diretor de Ensino, a participação em ações como essas se devem ao compromisso educativo e social da instituição.

“... É uma ação importante não só para o meio ambiente, mas para a conscientização dos nossos produtores sobre a importância do descarte adequado dessas embalagens, contribuindo assim para um ambiente mais sustentável, mais limpo e mais adequado às práticas agrícolas”.

Realização:
O projeto Campo Limpo conta com a realização da Prefeitura Municipal de Muzambinho; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - EMATER; Apamig - Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais; inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária e do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho.

registrado em: