Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho assina Termo de Cooperação Técnica em prol do café Mineiro
Início do conteúdo da página

Campus Muzambinho assina Termo de Cooperação Técnica em prol do café Mineiro

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 17h23 | Última atualização em Sexta, 13 de Outubro de 2023, 07h29

15.55.24Campus Muzambinho assina Termo de Cooperação Técnica para o Registro do Sistema de Produção Cafeeira em Minas Gerais

Na tarde desta terça-feira, 11 de outubro de 2023, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho assinou o Termo de Cooperação Técnica com o Governo de Minas para o Registro do Sistema de Produção Cafeeira em Minas Gerais. O Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza, esteve no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, e firmou o termo com o Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e Instituto Estadual do Patrimônio e Histórico de Minas Gerais (Iepha-MG).

O evento contou com a participação do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; da presidente do Iepha-MG, Marília Palhares Machado; do Prefeito Municipal de Muzambinho, Paulo Sérgio de Magalhães; do Secretário Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Wilson Dias Lima; do Orientador do Grupo de Estudos em Cafeicultura - GECAF, o professor José Marcos Angélico de Mendonça.

De acordo com o Diretor-Geral, o momento é um marco para a Instituição. “Participar deste projeto junto ao Governo de Minas e Iepha evidencia os esforços do trabalho já consolidado na área de cafeicultura, a nossa capacidade técnica, valoriza a formação dos nossos estudantes e o Campus Muzambinho como um todo; Especialmente em função dos 70 anos de história de nossa fundação, tendo no estudo da cafeicultura um dos seus pilares. Somos a instituição de ensino com a maior área de cafeicultura em todo o Brasil”.

No início do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, quando ainda era denominado "Escola Agrotécnica", já havia atividades ligadas à cafeicultura. Ao longo dos anos, a Instituição seguiu com avanços na área e atualmente possui 14 hectares de lavouras de café.

De acordo com informações divulgadas pela Secult-MG e Iepha-MG, “o objetivo é promover o desenvolvimento de estudos técnicos que irão culminar na elaboração do dossiê necessário para o reconhecimento do Sistema de Produção Cafeeira em Minas Gerais como patrimônio cultural do estado”.

O Diretor-Geral espera que o Registro do Sistema de Produção Cafeeira em Minas Gerais amplie ainda mais a formação dos estudantes, pois o território mineiro é bastante extenso e será necessário atuar com diversos parceiros. “Os nossos estudantes estarão participando direta ou indiretamente de todo o processo de construção do projeto, e a ação permite a integração do Campus Muzambinho com uma centena de parceiros, uma vez que o projeto precisa ser construído a várias mãos”.

O Setor de Cafeicultura do Campus atua com viveiro de mudas, lavouras em fase de produção, infraestrutura para processamento pós-colheita, secagem, armazenamento, beneficiamento, rebeneficiamento e industrialização do café, e este contexto proporciona aos estudantes a participação em diversas ações ligadas ao ensino, pesquisa e extensão.

O Setor ainda realiza diversos eventos, e conta com a participação do Grupo de Estudos em Cafeicultura - GECAF, que auxilia nas atividades internas, bem como a SOMA Jr, empresa júnior que ampara os trabalhos junto à comunidade externa. Atualmente, o Campus oferta o Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura, nota 05 no MEC, e o Curso Técnico Subsequente em Cafeicultura EaD.

O professor José Marcos Angélico de Mendonça, que atua com a cafeicultura do Campus, aponta que a participação da Instituição em um processo de reconhecimento da Produção Cafeeira em Minas Gerais tem um significado muito profundo e de muita responsabilidade. “Nós participaremos de uma situação de averiguação e elaboração de um inventário sociocultural ou cultural da Cafeicultura no estado de Minas, que é o maior produtor de café do Brasil e do mundo. [...] E o que é mais importante, como um instrumento ou como uma oportunidade de reconhecimento das características da cafeicultura em vários aspectos, com a intenção de colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos produtores e de todas as pessoas envolvidas com o agronegócio do café”.

A Cafeteria Escola do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho também participou do evento e serviu o café produzido neste campus. Os convidados puderam experimentar os grãos especiais preparados em vários métodos. O professor José Marcos, orientador do projeto, aponta que os envolvidos estão radiantes de ver o trabalho de toda uma equipe em participar de um evento grandioso que trata sobre o café. “Nós temos um trabalho regional com a cafeicultura, e essa vinda hoje do Campus e da Cafeteria Escola com os estudantes é uma situação singular. Estamos auxiliando ou iremos auxiliar na construção de uma política a nível estadual para cultura do café, segunda bebida mais consumida no mundo; Só perde para a água”.

Os estudantes que participaram do evento e atuaram na Cafeteria Escola fazem parte Cursos de Tecnologia em Cafeicultura, Igor Nepomuceno Silvério e Engenharia Agronômica, Carlos Antônio Garcia, o egresso do Curso de Tecnologia em Cafeicultura, Jaciel Antônio de Magalhães Batista, também esteve presente. Para os alunos que atuam no Setor de Cafeicultura, o momento é de extrema importância, pois comprova o zelo que têm na realização do trabalho e apresenta para a comunidade o que é desenvolvido no Campus. Para Jaciel, o momento é único, pois o Palácio da Liberdade é um espaço histórico e teve a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo de sua formação no Instituto, em especial no Laboratório de Café com o professor José Marcos. 

O próximo passo é a elaboração dos estudos que será realizada por estudantes e professores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, a equipe técnica do Iepha-MG, e com apoio de diversos parceiros. O Diretor-Geral, professor Renato, aponta que ao final do projeto “espera-se que o café seja considerado patrimônio histórico do estado de Minas Gerais. Isso certamente agrega ainda mais valor a esse importante produto, não somente para o estado de Minas, mas para o Brasil e para o mundo”.

Fotos: Geovane Arantes
Texto: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em:
Fim do conteúdo da página