Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho implanta o Projeto Casa do Afeto

Campus Muzambinho implanta o Projeto Casa do Afeto

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 14h27 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 16h34

A Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando (CGAE) por considerar que as pessoas são também o que sentem e pensam, que a desordem emocional impacta significativamente no desempenho, seja para o trabalho, estudo ou demais atividades do cotidiano, apresentou à Direção Geral a proposta elaborada por um grupo de servidoras de um espaço alternativo de cuidado. Com o intuito de contribuir para o bem-estar emocional, mental e espiritual da Comunidade Interna do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, principalmente dos estudantes, o que não exclui a oferta de atendimento ao público externo, a Casa do Afeto foi criada.

A gestão do Campus Muzambinho apoiou a iniciativa e um depósito, localizado aos fundos da CGAE, foi transformado na “Casa do Afeto”. “Sendo um ambiente simples, mas ideal para o desenvolvimento da proposta de trabalho, já que está localizada em um local privilegiado do Campus, com um entorno repleto de árvores e aves, o que facilita ainda mais o desenvolvimento das práticas” - explica Clélia Mara Tardelli, Coordenadora Geral de Assistência ao Educando.

A Casa do Afeto foi apresentada ao público em dois momentos. O primeiro no dia 01 de junho de 2023, voltado principalmente para os servidores e convidados, dentre eles, o Mestre Reikiano, senhor Marco Aurélio de Souza, representando o Grupo de Reiki Harmonia da cidade de Muzambinho. Já no dia 06 de julho de 2023, ocorreu um momento voltado aos estudantes, onde foram recebidos com um delicioso chocolate quente para um bate-papo sobre a proposta do espaço e também sobre o Reiki, que será uma das principais práticas ofertadas.

Na oportunidade, os discentes também participaram de uma meditação ativa, conhecida por “Canto da Alma”, conduzida pela servidora Lilian Fernandes que explica que o momento traz oportunidade de conexão consigo mesmo, prática necessária para uma vida plena e feliz. Logo após, os discentes puderam experienciar o Reiki. A estudante Letícia Monteiro, do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, disse que “foi um dia super legal e muito aconchegante”. A estudante conta: “Eu gostei bastante e acho que todos deveriam participar e conhecer o espaço e seus procedimentos! Pois é uma forma de acolhimento e afeto que nos ajuda na parte emocional por estarmos longe dos familiares!”

Sobre o projeto, a Coordenadora Geral de Assistência ao Estudante, que também é uma das idealizadoras, afirma que o Reiki é uma prática reconhecida pela Organização Mundial de Saúde - OMS e salienta que o projeto da Casa do Afeto não possui viés religioso, respeitando a laicidade necessária. A Coordenadora também destaca que a oferta de Reiki é realizada por servidores que possuem formação específica para tal e que o espaço está aberto a quem queira disponibilizar outras atividades, como oficinas de meditação, rodas de conversa, yoga, acupuntura e demais que sigam a proposta.

Na perspectiva de integrar o projeto da Casa do Afeto aos vários setores do Campus Muzambinho, incluindo o pedagógico, as aulas práticas da disciplina de Jardinagem e Paisagismo, ministradas pela Professora Ana Lígia, já começaram a transformar seu entorno, com o plantio de forrageiras e flores. Os estudantes já iniciaram o preparo para plantar ervas aromáticas que contribuirão para o desenvolvimento das trilhas sensoriais, além de serem utilizadas nas práticas de meditação, Reiki e Aromaterapia.

“Foram estabelecidos horários para a oferta das atividades e como já destacado, a Casa do Afeto estará de portas abertas para que o espaço possa ser usufruído por todos que queiram, de alguma forma, contribuir para com o bem-estar daqueles que procuram um lugar tranquilo para entrar em contato com as próprias emoções.” - destaca a professora Cidinha Mendes, Coordenadora do SELCA.

A equipe agradece a todos que participaram, que compreenderam a ação e que apoiam e torcem para que a iniciativa seja exitosa, agradece também a presença do Sr. Marco Aurélio e as palavras deixadas por ele: “nos últimos oito anos em que nós, Grupo de Reiki Harmonia, atuamos em Muzambinho, experienciamos e comprovamos os maravilhosos e transformadores efeitos dessa Energia Amorosa nas milhares de pessoas atendidas e em nossas próprias vidas. Assim, sinto-me profundamente feliz, entusiasmado e muito emocionado com a criação da Casa do Afeto - IFSULDEMINAS; sobretudo por se colocar tão próxima e acessível aos jovens estudantes do campus, nestes tempos marcados por grandes angústias e ansiedades. É desafiador promover harmonia e equilíbrio espiritual, emocional e físico em meio a condicionamentos sociais tão materialistas. A Casa do Afeto será, sem a menor sombra de dúvidas, um luminoso farol a apontar caminhos mais serenos rumo ao centro do vastíssimo oceano da alma humana”.

Confira as imagens que apresentam o espaço, ilustram o envolvimento dos estudantes no preparo do terreno e a participação de servidores, colaboradores e estudantes nas atividades.

INSTAGRAM alteração de horário v.2 1

Nomes dos trabalhadores: