Página inicial > Notícias > Jogos das Instituições Federais: Confira a tabela das competições

Jogos das Instituições Federais: Confira a tabela das competições

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 14h28 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 14h28

Vem aí mais uma edição dos JIFs

banner jifsCerca de 800 alunos de todos os campi do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) irão participar da etapa local dos Jogos das Instituições Federais (JIFs), que este ano ocorrerá no Campus Muzambinho, entre os dias 14 e 18 de agosto de 2023. A competição contempla as modalidades: Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia.

O Campus Muzambinho oferecerá hospedagem e alimentação a todos os participantes, além de toda a infraestrutura para a realização dos jogos.

Os 110 melhores classificados irão para a etapa regional, que engloba toda a região Sudeste. A competição regional será realizada entre os dias 28 de agosto e 1° de setembro, em Guarapari (ES), pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Os melhores alunos classificam-se para a etapa nacional, que está sendo organizada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e ocorre entre os dias 23 e 27 de outubro.

Os jogos

Os JIFs estão em sua 12ª edição e buscam estimular a prática esportiva como meio de melhoria do bem-estar físico e mental, essenciais para a saúde, e fortalecer a política de educação física e lazer na rede federal.

Além de promover a prática esportiva, também procura trabalhar habilidades de cooperação e valores morais e sociais entre os participantes e integrar discentes, docentes, técnicos administrativos da rede federal e sociedade em geral.

De acordo com o coordenador da etapa local, Carlos Paulino, “A mensagem central dos JIFs é o engajamento e a promoção da prática esportiva entre os estudantes das instituições federais. Queremos transmitir a importância do esporte como ferramenta de integração, colaboração e desenvolvimento pessoal e social. Os princípios fundamentais em que os jogos se baseiam são democracia, conhecimento, educação, respeito à cidadania e humanização”.

A tabela com as competições já estão disponíveis e podem ser acessadas aqui.

Confira o regulamento dos JIFs.

Texto: Monalisa Pereira
Publicado em: 03/08/2023