Projeto integrador de extensão reúne os cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária
Os cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participaram do Projeto Integrador de Extensão. A ação foi desenvolvida na Praça Pedro Alcântara de Magalhães, no período da manhã, do dia 17 de junho de 2023. A organização foi sob responsabilidade conjunta das coordenações dos cursos superiores participantes, as quais foram representadas pelas professoras Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos e Geórgia Modé Magalhães. Como colaboradores da organização, estão os docentes: Délcio Bueno da Silva; Diana Cuglovici Abrão; Geraldo Gomes de Oliveira Júnior; Helena Alves Soares Chini; Paulo Oswaldo Garcia e Ramon de Freitas Santos.
O evento atingiu um público diverso, com pessoas de diferentes idades, gêneros e classes sociais; inclusive, foi possível dialogar com pessoas portadoras de necessidades específicas e ou em condição de vulnerabilidade social.
O projeto de extensão ocorreu no último dia 17 de junho, na praça Pedro de Alcântara Magalhães, no centro de Muzambinho. As ações extensionistas foram simultâneas à realização da já tradicional feira de Muzambinho. Deste modo, foi possível conversar com pessoas residentes na zona rural ou urbana de nossa região, com diferentes idades, gêneros, classes sociais e percepções dos acontecimentos do dia-a-dia. A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Geórgia Modé Magalhães, explicou que a curricularização das atividades de extensão corresponde a uma nova demanda do governo federal, que foi implementada por resolução federal, e que visa aumentar ainda mais a integração entre os futuros profissionais formados em nível superior e a sociedade. Sendo assim, o IFSULDEMINAS Campus Muzambinho iniciou suas atividades de extensão como parte do currículo obrigatório agora no primeiro semestre de 2023. A execução das ações foi um projeto integrador que uniu tanto as disciplinas do primeiro período quanto a associação dos cursos superiores de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas. O evento foi criado pelos docentes dos cursos e, posteriormente, as ideias foram aprimoradas pelos estudantes que optaram por realizar atividades lúdicas.
De acordo com o professor Ramon de Freitas Santos, que também atuou na organização do evento, a extensão universitária é uma oportunidade que as Instituições de Ensino Superior (IES) oferecem para enriquecimento e troca de experiências do estudante. Seu princípio é a integração do conhecimento gerado dentro da academia científica e as demandas da sociedade. Caracteriza-se como projeto de extensão, ações universitárias que visam a participação da comunidade interna e externa, que desfrutará do conhecimento produzido na academia. Portanto, as atividades de extensão devem contribuir para a formação integral do estudante, estimulando a sua autonomia como cidadão crítico e responsável. Elas devem envolver iniciativas que manifestem o compromisso social das instituições de ensino.
O professor e também organizador do evento, Paulo Oswaldo Garcia, ressaltou que a extensão é uma ótima oportunidade de transferência de informações e saberes entre as instituições de ensino e a sociedade. Nesse sentido, os estudantes e servidores do Campus Muzambinho, a partir do diálogo têm a possibilidade de apresentar informações técnicas sobre os mais diversos e relevantes assuntos da atualidade, recebendo as dúvidas da comunidade, assim como novas demandas que essa apresenta para o cumprimento de suas atividades cotidianas. Assim, a formação dos futuros profissionais torna-se mais efetiva e em concordância com as necessidades reais de nossa população.
As ações de extensão trataram de temas como paramentação correta para o desenvolvimento de uma profissão, os mecanismos, conhecimentos e cuidados aplicados à produção de alimentos, a estrutura e funcionamento dos organismos animais, os cuidados para adoção de animais domesticados e selvagens como pets, assim como a abordagem do universo microscópico que diariamente nos afeta, porém que passa despercebido devido ao desconhecimento sobre o que são as células e como essas atuam para a formação de um ser vivo. Embora, inicialmente, a execução das ações de extensão tenha se apresentada como desafiadora, a professora e também organizadora do evento, Helena Alves Soares Chini, pontuou que os alunos e professores participaram ativamente e coletivamente na elaboração e execução do projeto, o que promoveu integração e permitiu evidenciar os vários conhecimentos sobre os temas abordados, com muita criatividade e ludicidade, contribuindo positiva e significativamente para a compreensão da sociedade sobre diversos temas pertinentes ao seu cotidiano.
"Além disso, a experiência de estar junto à comunidade contribuiu para fortalecer nos estudantes o senso de responsabilidade, compromisso, engajamento e maturidade que são essenciais na formação profissional e humana." destacou o professor e organizador do evento, Geraldo Gomes de Oliveira Júnior. Ainda, de acordo com o professor Geraldo, as ações integradas desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão aprimoraram os conhecimentos adquiridos pelos estudantes nas respectivas disciplinas, bem como fortaleceram e aproximaram a comunidade local dos cursos ofertados pelo Campus Muzambinho.
Finalmente, por meio desta ação de extensão, debates mais aprofundados foram realizados junto à população. Apesar de, em um primeiro momento, os discentes se sentirem inseguros, após os debates e orientações realizadas em aula e estudos complementares, o resultado final deste projeto de extensão foi muito bom, salientou a professora e organizadora do evento, Diana Cuglovici Abrão. Esse sentimento foi compartilhado por todos os participantes do evento, sendo visivelmente perceptível o retorno das pessoas que dialogaram com estudantes e servidores.
Os estudantes responsáveis pelas ações extensionistas relataram que foi uma experiência muito gratificante, pois puderam passar conhecimento para o público como uma forma de retorno à sociedade. Disseram também que receberam perguntas e interagiram de forma prazerosa ao longo de todo o evento. Para Geórgia, esse foi o primeiro evento de extensão dentro da curricularização dos cursos superiores e a professora acredita que já se conseguiu cumprir o objetivo de ensinar os estudantes a levar seus conhecimentos para fora dos muros da Instituição.
De acordo com o estudante do primeiro período do curso de Ciências Biológicas, Bruno Henrique do Carmo Silva, que também foi responsável pela execução das ações, embora inicialmente tenha havido uma elevada ansiedade em alguns colegas devido a experiência inédita para os estudantes, no dia da apresentação percebeu-se que era algo simples e satisfatório de ser realizado. Então, com os ânimos acalmados, percebeu-se diante dos questionamentos das pessoas que as experiências pessoais e fake news têm moldado o pensamento dos indivíduos. Diante disso, foi muito gratificante ter a oportunidade de apresentar a realidade dos fatos e compartilhar o conhecimento, orientando e direcionando-as ao questionamento das informações. Bruno ainda complementou "A experiência de apresentar o projeto à população também foi um novo passo que ajudou os alunos a se tranquilizarem e, também, a ganharem confiança para as futuras apresentações; além disso, foi possível observar o conhecimento prévio da população diante os vários assuntos que permeiam o seu dia-a-dia”.
Já para Ana Beatriz de Oliveira Monteiro, estudante do primeiro período do curso de Medicina Veterinária e corresponsável pela realização do evento, foi um imenso prazer fazer parte dessa ação, em que os alunos recém-ingressantes no curso conheceram outras oportunidades da carreira ao mesmo tempo que atuavam junto à comunidade para esclarecimento de inúmeras questões, o que, inclusive, possibilitou a criação de um legado para aquelas pessoas que foram contempladas pela ação de extensão. Para Ana Beatriz, o desenvolvimento dos estudantes ao longo da faculdade exige o aperfeiçoamento do diálogo e a busca pela transmissão das informações de uma forma simples e clara; nesse sentido, a participação no evento foi importante. Ana Beatriz finaliza afirmando que "A população nos recebeu de maneira afetuosa e isso nos transmitiu conforto, deixando uma ânsia por outros projetos similares. Aguardamos ansiosamente pelo próximo evento".
Texto e fotos: Comissão Organizadora
Redes Sociais