Página inicial > Notícias > Egressa do Campus Muzambinho é aprovada em mestrados

Egressa do Campus Muzambinho é aprovada em mestrados

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 07h41 | Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 13h12

07.37.26A recém-formada no curso de Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Camila Domingos Cabral, foi aprovada em duas renomadas instituições de ensino para dar início ao mestrado. A jovem passou no processo seletivo da UFLA - Pedologia e mapeamento digital do solo; Química, Mineralogia, poluição e degradação do solo e da ESALQ/USP - Solos e Nutrição de Plantas (Química do solo, Fertilidade do solo e Nutrição de plantas). “Em relação ao Instituto Federal, eu tenho muito orgulho de ter feito parte, e não é à toa que essas duas aprovações foram, com certeza, frutos do ensino do Instituto Federal”.

A Engenheira Agrônoma contou que durante a sua graduação sempre teve interesse na área da ciência do solo e desenvolveu diversos projetos de pesquisa, inclusive o seu trabalho de conclusão de curso foi sobre o assunto. Camila participou de Grupos de Estudos, como o GPLANTinvitro (Grupo de Estudos em Cultura de Tecidos Vegetais) e GIGA (Grupo de Estudos Interdisciplinar em Gestão e Agronegócios) e da Empresa Júnior - Agrifort. “No Campus Muzambinho, eu pude ter todo o acompanhamento que o aluno precisa, e os professores são muito capacitados. Eu falo pelo meu curso, são grandes nomes ali no Instituto Federal. E também contei com a infraestrutura que o Campus oferece. [...] O campus Muzambinho é uma instituição completa, e com certeza isso fez total diferença na minha formação”.

A jovem revelou que seguirá seus estudos na ESALQ/USP como pesquisadora e pretende se tornar uma professora. O seu objetivo é compartilhar todo o conhecimento adquirido ao longo de sua formação “Desde o começo da minha graduação, eu venho me dedicando, porque eu sempre tive em mente que eu gostaria de atuar na área de docência, dar aula. Então, para isso, é necessário o mestrado, doutorado, e quem sabe eu não volto para o Instituto. Eu deixo as portas abertas”.

Ao ser indagada sobre a atuação do Campus Muzambinho na região, Camila comentou que são “70 anos de muita história". Para ela, um dos grandes diferenciais da Instituição são os profissionais, pois criam laços verdadeiros. Ela comentou que no Campus os alunos são conhecidos pelo nome. “Todo mundo sabe o teu nome e isso dá um grande alento pra gente”.

Camila está animada para iniciar a próxima etapa de seus estudos, as aulas começarão em agosto e está de mudança para Piracicaba - São Paulo. A egressa do Campus Muzambinho iniciará seu mestrado na universidade eleita como a quinta maior do mundo em ciências agrárias, os dados são do ranking da editora U.S News and World Report.

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: cedidas por Camila Domingos Cabral