Dia do Orgulho Autista - Data traz reflexão sobre transtorno do espectro autista
Data traz reflexão sobre transtorno do espectro autista que atinge 2 milhões de pessoas no país e visa também trazer orgulho de serem o que são e como são!
Por que comemorar o Dia do Orgulho Autista?
O principal e grande objetivo deste dia do orgulho autista, comemorado 18 de junho, é mudar a visão quanto ao autismo e suas particularidades, mostrando que autismo não é uma “doença” e sim uma condição. É uma data de elebração e luta por respeito aos direitos e à neurodiversidade. Este dia traz o empoderamento dos autistas, impulsionando a causa e luta por políticas públicas que assegurem seus direitos.
Como foi surgido esta data?
No dia 18 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho Autista. A data foi celebrada inicialmente no ano de 2005, pela organização americana, Aspies for Freedom. (Aspie é uma forma como muitos autistas se denominam, e é uma
nomenclatura derivada de “Asperger”, da Síndrome de Asperger). O objetivo da proposta era fortalecer o movimento da neurodiversidade e esclarecer a sociedade que o autismo não é uma doença e sim uma condição. Foi criado para fins de desmistificar o autismo e conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Em 2005, com o tema “aceitação sim, não cura”, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas autistas se reuniram pela primeira vez no Brasil, em Brasília, com a proposta de mudar o olhar negativo da sociedade e também chamar atenção dos governantes no sentido de buscar políticas públicas e inclusão dessas pessoas. O tema era um clamor para aceitar as diferenças sem rotular como doença.
E aí, gostou desta informação do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas)?
A luta pela inclusão é contínua e cabe a todos nós!
Texto: Gabriela Camargo, membro do Napne da comunidade externa
Arte: Juliano Strabeli
Redes Sociais