Página inicial > Notícias > Ciência , Café e Rock é realizado no Dia Nacional do Café

Ciência , Café e Rock é realizado no Dia Nacional do Café

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 08h17 | Última atualização em Quarta, 31 de Maio de 2023, 08h17

Ciência Café e Rock 3No dia 24 de maio, Dia Nacional do Café, o Grupo de Estudos em Cafeicultura - GECAF, realizou o Ciência , Café e Rock, na Quadrinha do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A ação contou com uma mostra dos agrupamentos estudantis da Instituição (Grupos de Estudo, Projeto Extensionista Ciência , Café e Rock'n roll, Centros Acadêmicos e Empresas Juniores).

De acordo com Luiz Fernando Ferreira, estudante do 3⁰ período de Engenharia Agronômica e Coordenador Presidente do Gecaf, o evento teve como objetivo apresentar os trabalhos, pesquisas e serviços dos agrupamentos estudantis, além de contar com cafés e cappuccinos servidos pela cafeteria escola e também apresentações musicais com alunos e egressos do Campus.

A apresentação dos agrupamentos estudantis visou despertar o interesse dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados pela Ciência. “O intuito é realizar uma "mostra" de todos os agrupamentos estudantis para a comunidade acadêmica, dando visibilidade para os grupos de alunos e despertando o interesse dos alunos de nível médio. E, junto a isso, o ‘Café’ sendo representado pelo GECAF e pela Cafeteria Escola, composta por membros do agrupamento e o ‘Rock’, enaltecendo o meio artístico do Campus”.

Lucas da Silva Barbosa, estudante do 5º período de Engenharia Agronômica e Vice-Coordenador do GEAGRO - Grupo de Estudos em Agropecuária explicou que o GEAGRO existe desde 2011 e visa à realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão em culturas anuais e semiperenes desenvolvidas no Campus Muzambinho, adicionando conhecimentos, princípios e práticas orientadas aos discentes participantes em consonância com o arranjo produtivo local. Lucas contou que durante o evento o GEAGRO apresentou “parte dos trabalhos desenvolvidos em campo e em laboratório, em especial o foco atual da utilização da adubação verde como vantagem sustentável para a melhoria do sistema de solo na agricultura e manutenção das áreas no inverno”.

O Centro Acadêmico da Engenharia Agronômica Dr. Romeu Kiihl também participou do evento, e as alunas Julia de Oliveira e Kemily Emanuely da Silva, respectivamente presidente e vice-presidente, comentaram que a apresentação do CA agregou positivamente para melhoria de sua oratória e convívio com outras pessoas.

Também esteve presente a empresa SOMA Jr, que oferece consultoria agronômica, assistência técnica e gerencial no segmento agropecuário, como análise de solo, monitoramento de pragas e doenças, análises físicas e sensorial de cafés. Mateus Henrique de Melo, do 5º período de Engenharia Agronômica, explicou que estar a frente de uma empresa júnior “ é de grande importância para formação profissional e extensionista, principalmente no âmbito de liderança, logística e gestão de uma empresa”. Ele contou ainda que, durante a participação do grupo no evento, "apresentamos um pouco de nossos serviços, além de demonstrar etapas de qualidade na pós-colheita do café”.

O professor José Marcos Angélico de Mendonça, orientador do GECAF, vê que eventos como o “Ciência , Café e Rock” são uma oportunidade de vivência prática para os estudantes. Para ele, o crescimento acadêmico vai muito além da questão técnica, permitindo que os envolvidos possam exercitar a liderança enquanto ainda são estudantes do Campus Muzambinho. O professor explica que a sua função como orientador foi de amparar, direcionar e acertar alguns alinhamentos para a realização do evento. “Eu fui elo entre o Campus e a demanda, de maneira que essa ação favorecesse o aprendizado dos estudantes e também a oportunidade de realizar dentro do Campus uma ação que congregue os agrupamentos estudantis de uma maneira mais ampla”.

Veja os agrupamentos participantes:

GEOL - Grupo de Estudos em Olericultura
GEBIF - Grupo De Estudos em Bovinocultura