Página inicial > Notícias > Docente do antigo Colégio Agrícola relembra sua trajetória profissional

Docente do antigo Colégio Agrícola relembra sua trajetória profissional

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 15h59 | Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2023, 15h59

10.49.11 1A professora Maria dos Reis Carmo iniciou a sua trajetória como docente no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, quando a instituição era chamada de Colégio Agrícola de Muzambinho, o ano era 1975. No início das suas atividades acadêmicas, em 1976, ela lecionou disciplinas como História, Geografia, OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e Educação Moral e Cívica. Após dois anos, a docente assumiu a Orientação Educacional do Colégio.

A docente, hoje aposentada, formou-se no curso de Educadora Familiar Agrícola, na Universidade Federal KM 47, cursou Pedagogia em Guaxupé, fez Pós-Graduação em Pedagogia e Orientação Educacional e um curso na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte, para lecionar em Escolas Polivalentes.

Maria lembra com riqueza de detalhes fatos de sua jornada profissional na Instituição. Ela contou que assumiu a Orientação Educacional após a transferência do professor João de Deus e Silva, até então o Orientador do Colégio Agrícola, para dirigir uma escola longe de Muzambinho, o professor a apresentou para o Chefe de Brasília e Maria assumiu a Orientação Educacional.

Na época em que Maria atuava no Colégio Agrícola, apenas meninos frequentavam a instituição. Eles moravam nas dependências da Escola e podiam ir à cidade de Muzambinho uma vez por semana. Para complementar as atividades dos estudantes, a professora desenvolveu diversos projetos como: Roda de Violeiros, Concurso de Pipa, Gincanas, entre outras.

A professora relembra que atuou na implantação de monitores para auxiliar nos dormitórios. De acordo com Maria, nessa época ainda não havia meninas estudando no Colégio, as primeiras vieram por volta de 1988, quando a docente aposentou-se. Ela relatou que as garotas moravam em pensões na cidade, vinham assistir aulas e retornavam.

A criação da Cooperativa Escola foi um pedido de Brasília e a docente foi quem coordenou a Cooperativa. Ela contou que as Cooperativas foram implantadas em vários lugares e ela foi designada a coordenar a atividade em Muzambinho. Os frangos e ovos, por exemplo, que não eram consumidos pelos alunos no refeitório estudantil eram comercializados pela Cooperativa, tanto para servidores como para a comunidade. De acordo com Maria, desde o início houve a participação dos estudantes. “Todas as atividades que a gente tinha na escola, tinha participação dos alunos”.

A docente contou que convidou diversas pessoas para apresentarem palestras como atividades extras para os alunos. Ela também abordou que várias orientações eram repassadas para o corpo discente, como, por exemplo, cuidados ao pegar caronas.

Ao ser questionada sobre uma lembrança marcante vivida durante sua trajetória no Colégio Agrícola, Dona Maria respondeu: “Muita coisa boa, para falar a verdade, não é porque eu estou aqui não, mas eu não tenho nada de negativo da escola.” Ela citou algo que a emociona quando visita o Campus Muzambinho, a árvore que foi plantada por um estudante com deficiência visual. A professora relembra que, na época, as árvores plantadas tinham uma placa que indicava o nome popular e o nome científico da espécie. A docente mantém amizade com o egresso até os dias atuais.

“A gente teve que criar, descobrir uma forma para ele poder aprender. Então eu perguntei na sala de aula qual aluno poderia ajudar o colega". Ela explicou com detalhes como funcionou o processo, a mãe do estudante mandava papel sulfite e carbono, ambos eram colocados entre as folhas do caderno do colega que havia se voluntariado a ajudar, enquanto ele tomava nota das explicações dos docentes, a cópia do aluno era gerada. O estudante levava as folhas para a sua mãe e ela repassava o conteúdo aos finais de semana com o filho e a turma também o ajudava a estudar. De acordo com ela, essa ação marcou sua trajetória profissional.

Maria dos Reis conta orgulhosa que o estudante formou-se no Colégio Agrícola em Muzambinho, em 1983, aprimorou seus estudos com adubo, fez faculdade de Direito, passou na OAB e é advogado. "A gente teve experiências muito gratificantes dentro da escola”. - concluiu a professora.

Ao ser indagada sobre as mudanças que aconteceram ao longo dos anos no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, a professora Maria destacou que a Instituição acompanhou o progresso do Brasil. A visita e o bate papo com a professora Maria dos Reis Carmo terminou em frente a sala que leva o seu nome: Sala de Orientação Educacional Maria dos Reis Carmo.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: