Página inicial > Notícias > VII SEJA recebe cerca de 380 estudantes da região

VII SEJA recebe cerca de 380 estudantes da região

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 09h51 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2023, 10h18

9Q6A5841Nos dias 09 e 10 de maio, aconteceu a VII Semana do Jovem Agricultor - SEJA - do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, evento gratuito que contou com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos dedicados ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável, inovação, primeiros socorros no ambiente rural, entre outros. O tema deste ano foi o “Desenvolvimento Sustentável e Inovação para a Juventude Rural”. A ação recebeu aproximadamente 380 participantes de diversas cidades do Sul de Minas e até mesmo do estado de São Paulo.

Na solenidade de abertura, realizada no auditório do Prédio H, o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, apresentou algumas curiosidades sobre a agricultura, com o intuito de contextualizar a importância da mesma para a sociedade. Um dos exemplos foi o uso do óleo de soja na indústria de lápis de cor e giz de cera, que facilita o deslizar no ato de colorir sobre o papel e causa menos impactos na natureza, pois a base da soja é biodegradável. De acordo com o Diretor, a agricultura está presente em uma infinidade de áreas e o seu papel é fundamental para o progresso.

A Reitoria do IFSULDEMINAS foi representada pela Pró-Reitora de Extensão, professora Elisângela Silva. Ela deu as boas vindas aos estudantes da região, comentou que sentia-se feliz em ver o auditório cheio e explicou que o evento também estava acontecendo nos Campi de Machado e Inconfidentes, nas três escolas-fazenda do IFSULDEMINAS.

A solenidade contou com a presença de parceiros, Wladimir Ferreira Fadini, Francis Rocha, Erickson Macedo Freire, Clóvis de Piza e José Custódio Nascimento Junior, do IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária e da EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Muzambinho e de Belo Horizonte.

A Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, participou da abertura e abordou as oportunidades que um evento como a SEJA proporciona aos participantes. Ela recordou que por conta da edição do ano de 2022 foi conhecer um espaço que aborda o turismo rural, lá encontrou com um egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus e ele contou que estava atuando com o SENAR. Este encontro gerou a oportunidade do convite para que o egresso trouxesse seus alunos ao Campus Muzambinho na VII SEJA.

Márcio da Costa Junior, instrutor técnico do Programa Jovem Agricultor do Futuro / SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o egresso do Campus Muzambinho, veio participar da SEJA com seus alunos. A participação criou a oportunidade para que os jovens conhecessem a infraestrutura do Campus e seus cursos. De acordo com Márcio, “foi um dia muito especial. Os jovens não param de falar sobre. Falam muito no desejo de se tornarem alunos do Instituto e isso me traz muita felicidade”.

O professor Hugo Baldan Junior, Diretor de Ensino, apresentou para os participantes da Semana do Jovem Agricultor os cursos oferecidos pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Ele explicou que os cursos são gratuitos e contam com uma infraestrutura completa para atender às demandas educacionais para cada modalidade: Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Cursos Técnicos Subsequentes, Cursos Superiores e Pós-Graduações.
A palestra de abertura teve parceria com o SEBRAE Minas e com o tema “Desenvolvimento Sustentável para o Jovem do Campo”, a palestrante Claudia Leite compartilhou diversas informações com os 190 participantes.

No período da tarde do primeiro dia de evento, três oficinas e uma visita guiada contaram com a presença de 168 participantes. As atividades foram ministradas pelos professores Fabrício Rita e Paulo Souza, e pelos servidores Generci Dias Lopes, Gentil Luiz Miguel e o aluno Nathan Almeida Amancio.

No dia 10, os estudantes participaram de diversas oficinas oferecidas pelos professores Claudiomir Santos e Eugênio Gonçalves, pelos servidores Generci Dias Lopes e Rubens de Castro, além da aluna e empreendedora Laís Leite e da representante das Montanhas Cafeeiras, Teresa Lemos.

A SEJA é uma ação organizada pelo IFSULDEMINAS com o intuito de discutir o papel dos jovens como protagonistas nas comunidades, tendo o desenvolvimento sustentável e a inovação como estratégia na geração de renda, trabalho e novas perspectivas de inovação. A sétima edição do evento foi realizada nos Campi de Inconfidentes, Machado e Muzambinho.

A Coordenadora de Extensão do Campus Muzambinho, professora Cristina Lúcia Janini Lopes, contou sobre a grande participação da comunidade externa na SEJA. "A experiência foi incrível para os participantes, principalmente para os alunos de outras escolas. Ações de extensão fazem o Campus Muzambinho "transbordar" para a sociedade e traz a sociedade para dentro, em momentos que possibilitam a formação profissional do cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade como espaço de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes. Que no próximo ano, mais alunos possam ter momentos como este que foi vivido, durante esses dois dias do evento. Agradecemos a todos que, de maneira direta ou indireta, contribuíram para a concretização da SEJA - Campus Muzambinho".

Texto: ASCOM - Campus Muzambinho
Fotos: ASCOM - Campus Muzambinho e cedidas pela professora Cristina Lúcia Janini Lopes.

registrado em: