Página inicial > Notícias > GECAF do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho completa seis anos

GECAF do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho completa seis anos

Publicado: Terça, 02 de Maio de 2023, 16h38 | Última atualização em Terça, 02 de Maio de 2023, 16h45

DSC 0128

O GECAF - Grupo de Estudos em Cafeicultura - do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho completou 6 anos de existência. Para comemorar, os atuais integrantes organizaram uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, uma Reunião Festiva e também a inauguração da Galeria das Coordenações do GECAF. As atividades foram realizadas entre os dias 10 e 19 de abril.

De acordo com o presidente do GECAF, Luiz Fernando Ferreira, os servidores, colaboradores e estudantes do Campus Muzambinho participaram da Campanha, que arrecadou doações para a Instituição Mãos Solidárias. “A campanha foi idealizada pelos integrantes do agrupamento e com orientação do Professor José Marcos, com o intuito de comemorar o aniversário de 6 anos do grupo. Todos os alimentos arrecadados foram destinados ao projeto "Mãos Solidárias" que realiza, frequentemente, a distribuição de alimentos e utensílios. Um ato de amor e solidariedade do GECAF em um momento de comemoração”. Um pedágio foi montado próximo ao Prédio Pedagógico do Café e os integrantes do GECAF convidaram a comunidade interna do Campus a participarem da ação.

Durante a Reunião Festiva pelos 6 anos do GECAF, realizada no auditório do prédio H, a Diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, comentou que as ações de um grupo de estudos estão alinhadas com o tripé do ensino, pesquisa e extensão, agregando não apenas à formação dos estudantes, mas levando também soluções e possibilidades de transformação à sociedade. “Também se aborda a pesquisa com temas específicos e levando resultados à comunidade, sempre trazendo os ensinamentos ministrados em sala de aula”. Ela encerrou sua fala desejando que os alunos causem impactos positivos por onde passarem, levando transformações à comunidade.

Já a professora Ariana Vieira Silva, Coordenadora Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, relembrou os primeiros passos da origem do GECAF e comentou que a interação que o grupo tem com a comunidade, levando conhecimento e resultados ao público, está alinhada com os propósitos da extensão.

Luiz Gustavo Rosa Freire, egresso do Campus Muzambinho e um dos primeiros integrantes do GECAF, contou que é bastante gratificante ver novas gerações passando pela gestão do grupo, implementando ideias e até mesmo aprimorando antigas propostas. Ressaltou também que a participação no grupo contribui bastante na formação profissional, especialmente no que diz respeito à relação interpessoal com diferentes públicos, cada qual com suas características.

O atual presidente do GECAF, o estudante Luiz Fernando, ressaltou que o aprendizado é proporcional ao trabalho realizado, e que pertencer ao Grupo de Estudos é estar comprometido com esse trabalho. Comentou que se o GECAF chegou aonde chegou, é porque houve intensa atuação dos professores e orientadores envolvidos.

O professor orientador do GECAF, professor José Marcos Angélico de Mendonça, disse que é muito gratificante ver nos próprios estudantes o reflexo do trabalho de orientação, motivo pelo qual os professores também devem gratidão aos alunos. José Marcos ainda manifestou seu apreço e agradecimento ao café em si - substrato que permite trabalhar a formação profissional dos estudantes. “É por meio do café que se trabalha a pró-atividade, respeito, liderança, visão de mercado e a possibilidade de viver um pouco do futuro que enfrentarão em breve. Tudo isso é viabilizado pelo GECAF”.

A Coordenadora do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica, professora Luciana Maria Vieira Lopes, declarou que GECAF é resultado da ação dos próprios estudantes, e que cada nova gestão traz novos traços e competências; Além disso, comentou como o grupo tem contribuído positivamente para a formação de estudantes que, hoje, estão bem alocados no mercado de trabalho.

As festividades continuaram no Prédio da Torrefação do Campus Muzambinho. No local, os participantes prestigiaram a inauguração da Galeria das Coordenações do GECAF. Até o momento, o Grupo de Estudos já teve seis Coordenações.

Conheça os integrantes da 7ª Coordenação do GECAF

Professores orientadores:
Professor José Marcos Angélico Mendonça
Professora Anna Lygia de Rezende Maciel
Professor Geraldo Gomes de Oliveira Junior

Coordenador Presidente - Luiz Fernando Ferreira (Engenharia Agronômica)
Coordenador Vice-presidente - Igor Nepomuceno (Tecnologia em Cafeicultura)
Coordenadora de Secretaria - Maria Eliza Ramos Cruz (Engenharia Agronômica)
Coordenadora de Marketing - Maysa Arede Araújo (Engenharia Agronômica)
Coordenador de Projetos - Eduardo Augusto Gonçalves de Lima (Engenharia Agronômica)
Coordenador de Eventos - Leonardo Costa do Prado (Engenharia Agronômica)
Coordenador de Estudos - Filipe Moreno Horta ( Tecnologia em Cafeicultura)