Página inicial > Notícias > Comunidade Interna do Campus Muzambinho realiza abraço coletivo pela paz

Comunidade Interna do Campus Muzambinho realiza abraço coletivo pela paz

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 16h33 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 21h34

16.09.22 5Na manhã e noite de hoje, 28 de abril, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou um abraço pela paz para sensibilizar a comunidade acadêmica em prol de um ambiente escolar de harmonia. A data foi escolhida por se tratar do Dia Mundial da Educação e a ação uniu estudantes, servidores e colaboradores em um abraço coletivo com o intuito de chamar a atenção para que possa acontecer um diálogo e uma reflexão sobre a construção de espaços mais plurais de aceitação, respeito e conhecimento.

Em uma atitude de demonstrar a unidade da Instituição por um ambiente pacificador, a comunidade interna do Campus trajou roupas brancas para simbolizar a paz e reuniu-se no Campo de Futebol da sede do Campus Muzambinho. De acordo com o Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan Junior, o abraço coletivo é uma ação simbólica para evidenciar a preocupação da Instituição com a segurança. Várias ações foram e estão sendo realizadas no Campus para aumentar a segurança a toda comunidade. “Destaco o trabalho da equipe da CGSI (Coordenação Geral de Infraestrutura e Serviços), responsável pela segurança no Campus, que em parceria com a gestão construiu ações de monitoramento e rondas mais frequentes nos espaços de convivência, prédios e setores da fazenda-escola. A curto e médio prazo, estão sendo discutidas modificações nos protocolos de segurança, especialmente em relação aos acessos ao Campus. Além disso, reuniões entre a Direção e os comandos da Polícia Militar e Civil de Muzambinho foram realizadas para que as rondas periódicas fossem reforçadas, além da criação de um canal de comunicação mais direto com a PM. Essas ações visam uma maior presença das equipes da polícia no Campus em um trabalho preventivo que gera um clima de segurança e paz a toda comunidade.”

A estudante Gabriela Queiroz Rodrigues, do curso de Bacharelado em Educação Física, participou da ação em prol da paz no ambiente escolar. Ela pontuou que sente-se segura em estudar no Campus Muzambinho e vê que ações como esta podem gerar uma reflexão sobre a questão. “Com a solidariedade identifica-se o problema do outro e torna-se possível ajudar, amenizar o problema, assim fazendo uma troca de experiência. Aprendendo a respeitar as limitações de cada um. Tornando assim o Campus um ambiente agradável e menos julgador, com isso trazendo um "conforto" dentro do local que passamos a maior parte do dia”.

O Diretor de Ensino evidenciou que o Campus Muzambinho tem um canal aberto de comunicação com seus estudantes e o abraço coletivo vem justamente abrir espaço para que o assunto sobre a segurança seja debatido por todos, especialmente nesta data, 28 de abril, em que comemoramos o Dia Mundial da Educação. “Além de demonstrarmos nossa cultura pela Paz e a busca de um espaço de convivência harmoniosa e solidária, temos a oportunidade de exemplificar aos nossos estudantes as diretrizes que devem fazer parte da práxis de todos os profissionais da educação.”

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: