Página inicial > Notícias > Aulas inaugurais dos Cursos Técnicos em Cafeicultura e Meio Ambiente EaD

Aulas inaugurais dos Cursos Técnicos em Cafeicultura e Meio Ambiente EaD

Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2023, 08h25 | Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 08h27

Realização: Centro de Educação a Distância (CEaD) do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e Polos parceiros

No mês de março de 2023, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, pela intermediação do Centro de Educação a Distância (CEaD), coordenado pelo professor Ricardo Costa, realizou as tradicionais aulas inaugurais dos Cursos Técnicos em Cafeicultura e Meio Ambiente EaD, para recepcionar os alunos ingressantes do Ciclo 2023/2024.

A realização das aulas inaugurais nos Cursos Técnicos EaD já acontece há alguns anos e, neste ano de 2023, com o retorno presencial após período pandêmico, percebeu-se a necessidade de incentivar os alunos a frequentarem novamente os Polos parceiros. Neste retorno à presencialidade, os desafios são muitos, como destaca o Diretor de Ensino, o professor Hugo Baldan Junior, mas é necessário incentivar as atividades nos Polos com vistas a complementar a formação dos alunos que realizam grande parte das atividades à distância, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

“Importante nesse primeiro encontro com o nosso estudante a ação, havendo a possibilidade,  seja realizada de forma presencial. Cada vez mais no pós pandemia incentivaremos o retorno da proposta de maior presencialidade nos polos, tanto para aulas inaugurais quanto para o retorno de encontros presenciais para disciplinas mais práticas em nossas ofertas. Todos ganham, o polo fica movimentado, os estudantes se sentem mais pertencentes a Instituição e a Instituição ganha um curso mais robusto e atrativo para novas ofertas.”

O Coordenador do CEaD, professor Ricardo Costa, afirma que as aulas inaugurais além de proporcionar um contato mais direto com os alunos, possibilita apresentar a estrutura do IFSULDEMINAS, a dinâmica dos cursos , informações sobre o estágio, canais de comunicação, sistemas de avaliação, enfim, onde encontrar as informações principais dos mesmos. “O trabalho bem feito é fruto da união de vários atores para que tudo obedeça o cronograma planejado e leve formação para àqueles que não podem ir presencialmente no campus.” - conclui o coordenador.

Nesta oferta, participaram os polos de Alfenas, Areado (Polo novo), Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Ilicínea, Monsenhor Paulo (Polo novo), Muzambinho, Perdões (Polo novo), Santo Antônio do Amparo, São Sebastião do Paraíso e Três Corações.

A Direção Geral (DG) e Direção de Ensino (DEn) agradecem a Prefeitos e Vice-prefeitos, Secretários de Educação, Coordenadores de Polo e Tutores pela parceria profícua do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e cada Polo parceiro.

Texto e fotos: Coordenação do CEAD

A seguir algumas fotos dos encontros realizados:

registrado em: