Página inicial > Notícias > Estudante do Campus Muzambinho participa de intercâmbio na França

Estudante do Campus Muzambinho participa de intercâmbio na França

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2023, 11h01 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2023, 11h02

Capa IntercâmbioO estudante do 9º período do Curso de Medicina Veterinária, Thiago Hatziefstratiou, foi selecionado pelo IFSULDEMINAS para participar do serviço cívico na França. O jovem iniciou o intercâmbio neste mês, no Liceu Agrícola Le Subdray, e permanecerá no país por 10 meses.

De acordo com o Portal do IFSULDEMINAS, “o Serviço Cívico é um compromisso para uma missão de interesse geral. A missão é acessível para jovens com idade entre 18 e 25 anos. O Serviço Cívico é acompanhado por uma tutoria individual interligada a um projeto de desenvolvimento entre as partes.”

O estudante do Campus Muzambinho está realizando atividades com carga horária de 30 horas semanais e recebe uma bolsa (administrada pela instituição anfitriã) para cobrir os gastos de permanência no Liceu. Thiago desenvolverá projetos na área da agricultura e estabelecerá conexões com parceiros internacionais na área correlata de sua formação.

O estudante contou que é a primeira vez que realiza uma viagem internacional e que desde o momento em que soube de sua aprovação foi amparado IFSULDEMINAS e Liceu Agrícola e Liga de Ensino do Cher. “Não tenho palavras para agradecer a recepção calorosa de todos aqui na França, em especial, Mme Jouhanneau, Mme Maillebuau, M. Dufraisse, integrantes da Liga e do Club Brésil, que tornaram minha chegada e adaptação ao novo país muito mais fácil.” - contou Thiago.

O estudante está alocado em uma residência no Centro de Formação Bourges-Le Subdray, foi apresentado aos professores, alunos, funcionários e conheceu os diversos setores que compõem a instituição de ensino. Thiago comenta que sua adaptação tem sido rápida. “Apesar da grande diferença cultural, da culinária e do idioma, sinto que estou evoluindo a cada dia em todos os aspectos.”

O intercambista do Campus Muzambinho explicou que está atuando na organização e preparação do 7º Fórum Franco-Brasileiro. O evento tem previsão para acontecer em outubro de 2023, na França. De acordo com o jovem, o tema do fórum é “O papel dos humanos e da ciência nas transições agroecológicas e sociais”. Ele explica que o evento “abordará a problemática a partir de três subtemas: Cuide dos vivos (fauna e flora), Produzir e consumir de forma diferente e Evolução e adaptação dos agroecossistemas.”

“As reuniões e atividades destinadas à preparação do fórum, como por exemplo, a confecção de pinturas realizadas pelo Club Brésil, do qual faço parte, serão expostas no dia do evento”. Ele explicou que a preparação já começou e que se sente feliz em fazer parte de um evento que abordará temas tão importantes.

De acordo com Thiago, que está ainda em seu primeiro mês de intercâmbio, ainda há muitas coisas que ele pode aprender, no entanto, destacou algo que chamou sua atenção. “O Centro de Formação Bourges-Le Subdray se mostra muito preocupado com as questões ambientais, trabalhando na conscientização dos jovens quanto à necessidade de cuidarmos do nosso planeta. Sem sombras de dúvidas, até o momento, essa nova forma de enxergar como nossas ações afetam o mundo foi meu maior aprendizado.”

O jovem também falou sobre a importância do intercâmbio para a sua formação acadêmica. “A realização do Serviço Cívico está sendo uma experiência incrível e está promovendo um grande crescimento não apenas profissional, mas também pessoal. Estar em outro país, onde não falam o mesmo idioma que o meu, faz com que haja um grande amadurecimento, o que também acaba me tornando uma pessoa mais independente. Analisando por uma ótica profissional, acredito que quando eu entrar para o mercado de trabalho, além da bagagem de conhecimentos que levarei comigo para o Brasil, esse crescimento pessoal induzido pelo Serviço Cívico contribuirá para que eu seja um profissional mais decidido e seguro com as minhas ações.”

Texto: ASCOM Campus Muzambinho
Fotos: cedidas por Thiago Hatziefstratiou