Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho realiza primeira pulverização com uso de drone

Campus Muzambinho realiza primeira pulverização com uso de drone

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 11h17 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 11h20

9Q6A8858O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou a sua primeira pulverização com a utilização de um drone. A ação aconteceu nas plantações de milho da Fazenda-Escola com o objetivo de eliminar as plantas daninhas em um total de 11.5 hectares pulverizados.

O servidor Carlos Eduardo Machado, Coordenador do Setor de Mecanização Agrícola do Campus Muzambinho explicou a necessidade da utilização da tecnologia no manejo das plantas daninhas; De acordo com ele, as chuvas constantes impediram que a pulverização ocorresse com tratores, pois a terra estava demasiadamente molhada e, com isso, as plantas de milho seriam danificadas durante o manejo.

O Técnico em Agropecuária, Gustavo Azarias Domingues, egresso do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, foi o responsável por pilotar o drone pulverizador. O equipamento pesa 25 kg, comporta oito litros de produto, e cada voo tem duração média de 10 minutos. Ao todo, são pulverizados seis hectares por hora.

De acordo com Gustavo, a pulverização foi necessária para controle de plantas daninhas na lavoura de milho. O egresso do Campus pontuou que os voos com o drone devem ocorrer em dias com temperatura de até 30ºC e ventos com no máximo de 10 km/h. O resultado pode ser identificado em média 10 dias após a aplicação do defensivo na lavoura.

DSC 0011 2Curso de pilotagem de drone

O Coordenador do Setor de Mecanização Agrícola comentou sobre a importância da constante atualização sobre as novas tecnologias agrícolas. Por fim, o coordenador destacou que servidores, colaboradores, docentes e estudantes do Campus Muzambinho participaram de um curso de drones no manejo das lavouras ofertado pelo SENAR.

Texto e fotos: ASCOM - Campus Muzambinho

registrado em: