Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebe workshop sobre Autismo
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebe workshop sobre Autismo

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 17h10 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 17h11

Nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu o evento "Autismo: Conhecer para incluir", organizado pelo grupo Muzambinhense “Amor Azul” com apoio desta instituição e também da Secretaria Municipal de Educação. O evento englobou uma série de palestras e debates, e foi realizado no auditório do prédio H com a presença de especialistas, pedagogos, professores e familiares de autistas. Também foi registrada a presença de vários convidados e também membros da comunidade muzambinhense. 

O evento teve início com a palestra "Aprendizagem teórico vivencial", de Thays Cristina Reis Olímpio; Em seguida, foi a vez de Caroline Sousa,  mãe de autista e membro atuante do Coletivo Brilho Azul e do grupo “Amor Azul” compartilhar suas experiências com os presentes. 

A manhã se encerrou com a palestra "Autismo: Mitos e verdades", conduzida pela psicóloga e especialista Luciana Bárbara Silva.

"Maternidade Atípica" foi o tema da palestra que abriu o período da tarde, e foi conduzida por Glatiéris Madeira; Em seguida, foi a vez do Fisioterapeuta e Equoterapeuta Pedro Cruvinel Fernandes falar aos presentes sobre a Equoterapia como elemento facilitador na área da saúde, educação social e esportes. 

Fechando o ciclo de palestras, a terapeuta Terapeuta Ocupacional Bianca Goulart da Silva Cruvinel falou aos presentes sobre processamento sensorial. 

O evento contou ainda com uma roda de conversa entre os participantes, além de uma apresentação da banda Santa Cecília, regida pelo músico Everaldo Cruz, e um número de bailarinas, conduzido por Graziela Máximo. 

A organizadora Sandra Marques, educadora e vereadora deste município, contou à nossa redação que grupo Amor Azul é formado por 60 mães de Muzambinho, e a ideia de realizar este evento parte da observação das dificuldades que as crianças enfrentam nas escolas. 

Juliano Strabeli, coordenador do NAPNE (Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Muzambinho, comentou que “o debate sobre autismo é de suma importância tanto para a comunidade, quanto para a instituição. Vamos dizer assim, nossa comunidade escolar só tem a ganhar, porque o que nós estamos angariando agora é mais conhecimento sobre o assunto, tanto pelos docentes como pelos discentes, de modo que tenhamos mais acessibilidade e também mais inclusão”.

“O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho é uma instituição que tem como um dos seus objetivos garantir a inclusão, e para que ela aconteça, é necessário que haja o engajamento e envolvimento de diversos atores, dentre os quais a nossa instituição. Por este motivo, além de disponibilizar o espaço para que eventos desta natureza aconteçam, nós faremos o que estiver ao nosso alcance para que pautas como esta estejam em debate, e trabalhos como o das mães do “Amor Azul” ganhem evidência”.

Por fim, o Diretor comentou a importância não apenas do ato de ensinar, mas também do ato da aprendizagem em si.

"É necessário que nós educadores compreendamos que não basta ensinar. Nós temos que garantir que o aprendizado aconteça, e é por isso que a necessidade da capacitação constante, por parte dos educadores, é tão importante. Eventos como este do dia de hoje vem para agregar valor neste sentido.”

Texto e Fotos: ASCOM do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página