Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Confira fotos e relatos do segundo dia da semana de acolhimento e planejamento
Início do conteúdo da página

Confira fotos e relatos do segundo dia da semana de acolhimento e planejamento

Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 18h00 | Última atualização em Quinta, 02 de Fevereiro de 2023, 18h18

pes no chao d2

Nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, a semana de acolhimento e planejamento chegou ao seu segundo dia de atividades. O evento contou com a palestra “O estudante de hoje e as minhas certezas de ontem - compreensão acerca das questões sexuais, raciais, de crenças e de perfil geracional", ministrada pela Dra. Luciana Batista. Ao longo do dia, também foram promovidas reuniões e encontros envolvendo a gestão, coordenadores, docentes e equipe pedagógica, sempre com foco no planejamento para este ano de 2023.  

O evento teve início por volta das 08 horas da manhã, e foi marcado pela participação da Dra. Luciana Batista da Silva, profissional com experiência como Diretora de Relacionamento Corporativo do Instituto Social, Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa e também como Professora Substituta junto ao Departamento de Psicologia Social da UNESP/Assis. Atualmente, Luciana se dedica à Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente em temas como políticas públicas, novas tecnologias, produção de subjetividades, contemporaneidade, genealogia, dentre outros. 01

Para Luciana, esta foi uma manhã bastante produtiva junto dos docentes, técnicos e colaboradores, onde todos puderam refletir sobre as certezas de ontem e os estudantes de hoje, atentando-se a questões como raça, gênero e classe social.  A palestrante reforçou ainda a importância de conhecer o jovem que chega ao Campus Muzambinho, e finalizou enfatizando que esse momento pós-pandemia é de construção e ressignificação.

“É um momento em que a gente pode dar o melhor de si para que possamos elevar o nível das nossas turmas, dos nossos cursos” - finalizou.

07Marcelo Simão da Rosa foi um dos docentes que compareceram à palestra. O professor, que atualmente coordena os dois cursos técnicos em Agropecuária (Subsequente e integrado), comentou que "enquanto educadores, temos de fazer uma reflexão diária. O que sou? O que quero e como busco auxiliar as pessoas a se desenvolverem dentro de suas próprias crenças [...] Temos de trabalhar a empatia, sempre nos colocando no lugar do outro para que consigamos atingir seu coração e despertá-lo para seu interesse de vida". 

Marcelo aproveitou o momento para comentar a importância do momento de integração entre docentes, técnicos e colaboradores.

“Quanto a estarmos todos juntos, isso é muito bom! Isso porque nós conhecemos as pessoas e alimentamos nosso senso de pertencimento. [...] Foi muito bom ter os técnicos administrativos e colaboradores participando destas ações" - Finalizou o professor. 

17Gabriela Andrade Maia, colaboradora terceirizada atuante no curso de Medicina Veterinária, também demonstrou entusiasmo com o conteúdo da palestra, afirmando que foi possível refletir sobre o impacto positivo da equipe na vida dos estudantes, não apenas no aspecto acadêmico, mas também no aspecto pessoal. 

A colaboradora comentou ainda sobre o momento de integração entre os presentes. Segundo ela, “foi muito bom poder participar junto de todos (docentes, colaboradores e técnicos) e perceber o carinho dos colegas um pelo outro, então entendo que houve muita humanização dos organizadores ao proporcionar este momento, sem discriminar nenhuma classe. Foi uma das melhores semanas de planejamento em todo esse tempo em que trabalho aqui no instituto".

Rafael Lucas Goulart Vasconcelos, técnico administrativo da área de Tecnologia da Informação, comentou sobre a escolha dos temas abordados na palestra desta quinta-feira. Para ele, "a escola é o ambiente ideal para se fomentar este tipo de debate, pois temos o dever de preparar o aluno-cidadão para viver em sociedade. Assim, por que não conversar a respeito de desafios que, muitas vezes, são impostos em nosso cotidiano?" 

Rafael comentou ainda que a integração entre colaboradores, técnicos e docentes "é fundamental porque cada qual traz uma visão que contribui bastante para o debate, o que se traduz em um engrandecimento da comunidade acadêmica como um todo". 

Ao término da palestra, os presentes fizeram uma breve pausa para o café, e na sequência receberam orientações de coordenadores e gestão acerca do planejamento para este ano de 2023. As reuniões entre as equipes se concentraram no período vespertino, quando servidores e colaboradores participaram de encontros específicos de seus próprios cursos e áreas de atuação, fechando assim o segundo dia de atividades da semana de acolhimento e planejamento “pés no chão”. 

Texto e Fotos: ASCOM do Campus Muzambinho



registrado em:
Fim do conteúdo da página