Página inicial > Notícias > Intercambistas Colombianos realizam atividades no Campus Muzambinho

Intercambistas Colombianos realizam atividades no Campus Muzambinho

Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 16h40 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 13h32

No primeiro semestre de 2022, o Campus Muzambinho contabilizou dez estudantes da Colômbia vinculados à programas de intercâmbio entre o IFSULDEMINAS e a Universidade de Cundinamarca, Universidade de Tolima e Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais. Os estudantes participantes do intercâmbio cursam disciplinas dos cursos de graduação do Campus Muzambinho e também participam de projetos relacionados a suas áreas de estudo e cursos de graduação dos quais são oriundos.

Além das atividades dos estudantes relacionadas aos respectivos cursos de graduação, os estudantes também ministraram, de forma voluntária, cursos de Inglês e Espanhol aos estudantes do Campus Muzambinho, além de participarem como estudantes do curso de português para hispânicos, ambos cursos coordenados pela professora Josiane Pereira Fonseca Chináglia, vice-coordenadora do Centro de Ensino de Línguas do Campus Muzambinho. Para a professora, “a participação dos intercambistas no Campus Muzambinho é de muita relevância para as ações de internacionalização, possibilitam a formação dos discentes em um segundo idioma e fomentam os programas de mobilidade.”.

As atividades dos estudantes nos cursos de graduação e cursos ofertados pelo CELIN se encerrarão no início deste mês de dezembro. Segundo a professora Josiane, os depoimentos e relatos dos estudantes são indícios do êxito do programa. Confira:

"Minha experiência nesses cinco meses de intercâmbio foi a melhor, desde que cheguei as pessoas nos receberam da melhor forma, começando pelo grupo do Celin, onde nos deram a oportunidade de criar espaços onde pudéssemos trocar conhecimentos sobre o idioma..."
Valentina Reina - Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais (UDCA).

"A experiência de um intercâmbio muda a sua vida, pois você tem a oportunidade de aprender e ensinar, além de conhecer novas pessoas e uma nova cultura..."
Gina Catalina Albeciano Uchamocha - Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais (UDCA).

"... foi uma ótima experiência dar aulas de espanhol e receber aulas de português da equipe do CELIN ..."
Diego Martinez - Universidade de Tolima

"... poder viver algo diferente como ajudar outras pessoas a aprender e a ter gosto pelo espanhol, assim como eles me ajudaram com o português, é uma grande experiência, de muito aprendizado ..."
David Felipe Carrillo Romero - Universidade de Cundinamarca

"... aprender e ensinar pessoalmente um novo idioma tem sido muito interessante e ao mesmo tempo muito divertido,..."
Sergio Alejandro González Gutiérrez - Universidade de Tolima

"... Minha experiência no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais tem sido incrível, melhor do que eu esperava, os espaços de aprendizado têm sido da melhor qualidade e a vontade de ensinar dos professores é o que mais me motiva.”
David Santiago Cabrera Rojas - Universidade de Ciências Ambientais e Aplicadas UDCA.

"Minha experiência no Brasil superou minhas expectativas, adquiri muito conhecimento e experiências para minha vida, carreira e para crescer como pessoa. Aprendi muito sobre a cultura, idioma e outras coisas deste país ..."
Brayan Stiven Duque Benavides -Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais U.D.C.A.

"Minha experiência no Celin foi maravilhosa, além de desenvolver minha capacidade didática para as aulas, pratiquei um novo idioma, conheci novas pessoas, com quem tive uma troca cultural muito enriquecedora."
Julian Andres Acosta Ramirez- Universidade de Ciências Aplicadas e Ambientais U.D.C.A.

“As lições aprendidas são importantes para minha formação como profissional, agradeço o apoio e o valor de nos dar esta oportunidade." Dayana Fernanda Lopez Bonilla - Universidad de Cundinamarca.

"... Ao longo do processo de desenvolvimento do semestre, muitos conhecimentos e conquistas foram obtidos, uma das maiores experiências foi um projeto mediado pelo CELIN, onde tivemos a oportunidade de dar aulas de espanhol para o ensino médio, da mesma forma, aprender outro idioma ..."
Camilo Andres Ariza Guevara Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales UDCA .

Texto: professora Josiane Pereira Fonseca Chináglia
Revisão: ASCOM