Página inicial > Notícias > Computação promove ação extensionista em parceria com Escola Estadual em Guaxupé

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 13h23 | Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 13h23

No dia 28 de novembro de 2022, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, em parceria com a Escola Estadual Doutor André Cortez Granero, promoveu uma ação extensionista com os alunos do ensino médio da cidade de Guaxupé. O minicurso contou com a presença de 23 alunos e teve como título "Por que você deveria aprender a programar?", com intuito de desenvolver o pensamento lógico e despertar o interesse dos estudantes para a área de construção de sistemas para computadores e dispositivos móveis.

O minicurso ofertado contou com a presença da professora de matemática Rosa Souza, a qual avaliou a atividade como positiva para complementar a formação dos estudantes, tendo em vista o grande relacionamento entre a computação e a matemática.

A ação foi planejada durante as aulas da disciplina de Atividades Extensionistas e Integradoras e executada pelos alunos do 6° período do curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho, André Luiz da Silva, João Gabriel Francisco de Azevedo, Leonardo Henrique Juliano da Silva, Marina Rodrigues Ribeiro e Vinicius da Silva Ribeiro, com a orientação da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

Nessa disciplina, que trata da curricularização da extensão, os alunos do 6° período precisam planejar, executar e avaliar uma intervenção mediada por tecnologias junto à comunidade.

Em 2022, o tema da disciplina Atividades Extensionistas e Integradoras é Pensamento Computacional e visa instigar os alunos do bacharelado em Ciência da Computação a pensarem formas de trabalhar junto a outros estudantes de Ensino Infantil, Fundamental, Gestão Escolar, melhor idade, e outros públicos, os conceitos e habilidades básicas ligados à área de computação, numa tentativa de popularizar e disseminar a computação para todos, de forma lúdica e interativa.

As escolas e demais instituições que desejarem receber atividades extensionistas em suas dependências, no ano de 2023, devem entrar em contato com a professora Aracele pelo e-mail: aracele.garcia@muz.ifsuldeminas.edu.br ou pelo número 3571-5907.

Texto: professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Fotos cedidas pela professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder