Página inicial > Notícias > Computação promove ação extensionista em parceria com a Escola Municipal Frei Florentino

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 15h22 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 15h22

Nos dias 03 e 09 de novembro de 2022, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, em parceria com a Escola Municipal Frei Florentino, promoveu uma ação extensionista com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da cidade de Muzambinho.

Cerca de 35 professores participaram do minicurso sobre Atividades Desplugadas para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica. O minicurso foi ofertado na Escola Municipal Frei Florentino e contou com professores das escolas: Frei Florentino, Moçambo, Retiro e Lyceu.

A ação foi facilitada pelos alunos do 6° período do curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho: Amanda Cristina Eleutério Souza, Daiane Cristina Garcia e Tiago Carlos Batista. Ela faz parte da programação da disciplina de Atividades Extensionistas e Integradoras do curso de Computação, com orientação da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

Nessa disciplina, que trata da curricularização da extensão, os alunos do 6° período precisam planejar, executar e avaliar uma intervenção mediada por tecnologias junto à comunidade.

Em 2022, o tema da disciplina Atividades Extensionistas e Integradoras é Pensamento Computacional e visa instigar os alunos do bacharelado em Ciência da Computação a pensarem formas de trabalhar junto a outros estudantes de Ensino Infantil, Fundamental, Gestão Escolar, melhor idade, e outros públicos, os conceitos e habilidades básicas ligados à área de computação, numa tentativa de popularizar e disseminar a computação para todos, de forma lúdica e interativa.

As escolas e demais instituições que desejarem receber atividades extensionistas em suas dependências, no ano de 2023, devem entrar em contato com a professra Aracele pelo aracele.garcia@muz.ifsuldeminas.edu.br ou pelo 3571-5907

Texto: Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Fotos: Daiane Cristina Garcia