Página inicial > Notícias > Educação Física de Portas Abertas recebe cerca de 270 alunos da região

Educação Física de Portas Abertas recebe cerca de 270 alunos da região

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 10h08 | Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 10h08

No dia 26 de outubro, os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizaram o “Educação Física de Portas Abertas”. O evento recebeu aproximadamente 270 alunos, com idade média de 18 anos, de escolas públicas e privadas que ofertam o Ensino Médio e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) na região.

As atividades foram desenvolvidas no período matutino e noturno com as Escola Estadual Frei Levino de Monte Belo, Escola Estadual Pedro Saturnino de Cabo Verde, Escola Estadual Caio Albuquerque de Nova Rezende e Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, Colégio Lyceu e IFSULDEMINAS de Muzambinho. O objetivo do evento foi apresentar as instalações do CeCAES (Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde) e as possibilidades que envolvem o mundo da Educação Física.

O “Educação Física de Portas Abertas” surgiu de uma construção coletiva entre docentes e discentes do Bacharelado e da Licenciatura. O evento contemplou parte da formação acadêmica obrigatória chamada “Prática Como Componente Curricular”. Ao todo, 150 estudantes dos Cursos Superiores de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho participaram das atividades do evento.

Os estudantes do Ensino Médio e EJA participaram de oficinas de ginástica, circo, anatomia, slackline, lutas, brincadeiras, esportes coletivos e individuais, conheceram diversos laboratórios como: Labfisio e Acqualab, e ouviram histórias de egressos dos Cursos de Educação Física.

De acordo com o professor Mateus Mateus Camargo Pereira, coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física, o evento cumpriu com a sua proposta, divulgar os cursos, o Campus Muzambinho e o Processo Seletivo 01/2023. “Trata-se de uma ação acadêmica que motivou o conjunto de docentes, discentes e servidores, no sentido de elaborar, organizar e executar uma atividade de grande magnitude e divulgação do Campus. Faremos novamente.” - concluiu o professor. A professora Lia Polegato Castelan, coordenadora do Curso de Bacharelado em Educação Física, destacou que o evento foi um momento festivo, de união, onde todos se divertiram, inclusive os professores e funcionários. “Graças ao fato de estarmos coletivamente organizando o evento desde o início do ano, não houve sobrecarga e no dia estava tudo bem encaminhado. Acho que isso foi fundamental.”

Segundo a estudante, Nayla Calori, do 2° período vespertino do Curso de Bacharelado em Educação Física, a experiência foi importante para sua formação acadêmica, profissional e pessoal, pois participou de todo o processo de organização do evento ao lado de professores, alunos e dos coordenadores dos cursos. Nayla explicou que durante o Ensino Médio não teve a oportunidade de conhecer Instituições de Ensino Superior e que o “Educação Física de Portas Abertas” pôde proporcionar uma experiência de vivenciar a Educação Física para diversos estudantes. “É um ótimo jeito de mostrar pra eles o que tem e o que eles podem fazer, ao mesmo tempo mostrar que eles são importantes para a instituição! Enfim, na minha opinião, foi algo muito positivo, é um evento que eu adoraria participar novamente!" - finaliza Nayla.

Texto e fotos: ASCOM

registrado em: