Página inicial > Notícias > Computação promove ação extensionista com alunos de São Pedro da União

Computação promove ação extensionista com alunos de São Pedro da União

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 10h37 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 10h38

No último dia 28 de setembro de 2022, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho recebeu a visita de alunos e professores da Escola Municipal Jorge Batista Correa e da Escola Municipal Dom Hugo Bressane, ambas instituições da cidade de São Pedro da União.

Cerca de seis professoras e 55 alunos, todos do 5° ano, faixa etária de 10 a 12 anos, foram recepcionados por representantes do Campus, realizaram uma visita guiada aos setores produtivos, com o apoio dos servidores da Coordenação-Geral de Extensão, Daniel e Tânia, e participaram de uma oficina sobre o Uso de Jogos na Aprendizagem de Programação.

A oficina ocorreu no laboratório do Centro de Educação a Distância, CEaD, com apoio da colaboradora Patrícia, e foi facilitada pelos alunos do 6° período do curso de Ciência da Computação: Heberty Silva, Matheus P. Oliveira e Otávio Barbiéri.

A ação faz parte da programação da disciplina de Atividades Extensionistas e Integradoras do curso de Computação, com orientação da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder.

Nessa disciplina, que trata-se da curricularização da extensão, os alunos do 6° período precisam planejar, executar e avaliar uma intervenção mediada por tecnologias junto à comunidade.

Em 2022, o tema da disciplina Atividades Extensionistas e Integradoras é Pensamento Computacional e visa instigar os alunos do bacharelado em Ciência da Computação a pensarem formas de trabalhar junto a outros estudantes de ensino infantil, fundamental, gestão escolar, melhor idade, e outros públicos, os conceitos e habilidades básicas ligados à área de computação, numa tentativa de popularizar e disseminar a computação para todos, de forma lúdica e interativa.

Texto: Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Fotos cedidas por: Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder