Página inicial > Notícias > Projeto conservador das águas de Muzambinho promove plantio de mudas

Projeto conservador das águas de Muzambinho promove plantio de mudas

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2022, 11h37 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 11h40

Nesta quarta-feira, 21 de Setembro de 2022, aconteceu o primeiro plantio de mudas promovido pelo Projeto Conservador das Águas de Muzambinho. A ação aconteceu no parque municipal, e contou com atração cultural, falas de autoridades e a participação de alunos do ensino básico e médio de Muzambinho, além do efetivo plantio das mudas.

O projeto Conservador das Águas de Muzambinho é uma das iniciativas do núcleo 05 que pretende agir, juntamente com a Prefeitura Municipal, a fim de gerar ações de conservação ambiental na cidade. É uma das ações do Plano Conservador da Mantiqueira, que é composto por 20 núcleos, sendo 08 destes sediados nos Campi do IFSULDEMINAS.

DSC 0095De acordo com Camilla Batista de Oliveira, Diretora de Meio ambiente de Muzambinho e integrante do Conselho Municipal do Meio Ambiente, trata-se de uma iniciativa para a conservação de áreas de preservação permanente, assim definidas por legislação.

“O projeto visa reflorestar áreas degradadas e que deveriam ser preservadas, então vamos fazer o plantio, cercamento, e consequentemente isto influi no quantitativo e qualidade das águas, um recurso natural que depende dessas matas ciliares ao redor das nascentes e do curso natural da água” – afirmou.

O evento começou por volta das 09h15, horário em que muitas escolas já se concentravam ao longo da clareira próximo ao palco, aguardando pelo início das atividades.
Acerca da presença destas crianças, Camilla afirmou que "é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e do desenvolvimento sustentável. A gente sabe que ele (o desenvolvimento) não se mantém se a base dos recursos se deteriora, então trazer essas informações para as crianças é a forma mais eficiente de trazer isto para a sociedade como um todo; eles (as crianças) vão levar estas informações para casa, para os pais, e vão crescer com isto enraizado no aprendizado".

Durante o momento de fala, o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, salientou que a questão ambiental é uma preocupação diuturna de nossa instituição, e que o Campus está a serviço da comunidade para buscar soluções efetivas neste sentido; Reforçou ainda a importância do plantio das mudas, afirmando que tal ação é como um recado de otimismo que se deixa registrado para as gerações futuras.

O evento contou ainda com a participação de Paulo Henrique Pereira, gestor Ambiental do município de Extrema, um dos idealizadores do projeto Conservador das Águas daquele município, inciativa que acabou inspirando projetos similares em outras localidades.DSC 0166

Segundo ele, ainda que sigam premissas similares ao projeto de Extrema, cada município cria seu projeto, com sua própria identidade, e é muito gratificante perceber que ideias como essas possam inspirar comunidades e ser replicadas.

Marcelo Antônio Moraes, servidor do Campus Muzambinho, afirmou que é muito significativo que este primeiro plantio de mudas tenha acontecido no dia da árvore e contato com a participação de várias escolas.

“A gente prega que a solução das questões ambientais está na educação ambiental infantil, de modo que se formem adultos com sensibilização ambiental e consciência da importância das florestas para as águas que chegam até nós”.

registrado em: