Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho sedia a 4ª edição do Hackathon

Campus Muzambinho sedia a 4ª edição do Hackathon

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 21h07 | Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2022, 13h23

No final de semana dos dias 25 e 26 de junho, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho sendiou a 4ª Edição do Hackathon. O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, neste ano, o tema trabalhado foi "Desafio Food Future 2022".

O evento inicia com a chamada pública para as empresas trazerem seus desafios, em seguida um edital de chamada para as equipes culmina com o evento de 32 horas e segue com as equipes vencedoras para o desenvolvimento da solução. A Diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo salienta que usa o modelo de open innovation, em que as equipes pensam em soluções para um problema real apresentado.

Pela segunda vez, o Campus Muzambinho sediou o evento. Foram 15 equipes inscritas, destas, 9 ficaram por 32 horas imersas neste trabalho. O Banco Municipal de Alimentos de Poços de Caldas e a Agroindustrial JB trouxeram seus desafios e as equipes puderam tirar todas as dúvidas e preparar a solução com seu orientador e mentores. Com a metodologia aplicada, produzem no final um pitch. Foram momentos de intenso aprendizado, busca de conhecimento e animação. As equipes dos Campi Machado e Poços de Caldas foram as vencedoras e terão seis meses para desenvolver a solução.

De acordo com o Professor Diogo, que participou pela segunda vez do Hackathon, "atuar como orientador é uma oportunidade ímpar, uma vez que você acompanha e orienta os alunos em uma situação em que eles não estão acostumados a trabalhar, isto é, sob forte pressão do tempo, percepção de concorrência e até privação de sono. É uma jornada de auto conhecimento e autodesenvolvimento que fazemos juntos, com um objetivo comum, onde o trabalho em grupo é fundamental."

Um dos alunos vencedores, Matheus Paudarco (Campus Poços de Caldas), relata que: "assim que o professor Douglas me convidou eu não pensei duas vezes em aceitar, eu achei a dinâmica do evento bastante desafiadora e a competição em si bastante atrativa". Já para Rebecca, aluna do Campus Machado, "o Hackathon foi antes de mais nada INTENSO. Por mais de 30 horas minha equipe se empenhou ao máximo em produzir algo inovador, pesquisando tecnologias, metodologias, realizando pesquisas de mercado, prototipando a solução, além de executar diversas previsões de demanda e custos para analisar a viabilidade e a rentabilidade do projeto. Participar do Hackathon me abriu novos caminhos e fortaleceu ainda mais meu espírito empreendedor."

A organização do evento agradece à ACAM Jr que gerenciou toda a rotina no dia, à COOPAM e ao SEBRAE, além de todos os servidores que dedicaram seu tempo em prol da educação, da inovação e do empreendedorismo, assim como, às empresas que acreditaram que através de parcerias com as instituições de ensino, grandes soluções podem aparecer.

Todos os momentos receberam o click do aluno Alef Rafael Zandomenighi do Curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho.

Confira as fotos abaixo.

Texto: Professora Cristina Lúcia Janini Lopes