Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Câmara Municipal sediou o 2° Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro
Início do conteúdo da página

Câmara Municipal sediou o 2° Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 09h57 | Última atualização em Quinta, 30 de Junho de 2022, 09h57

No dia 23/06/2022, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho realizou o 2° Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro - Fórum DLIS.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Muzambinho, teve a presença de cerca de 60 participantes, e contou com a colaboração do Movimento Muzambinho Turismo Criativo e com o apoio da Câmara Municipal de Muzambinho, Grupo Montanhas do Sudoeste/Programa Líder , Sebrae Minas - Regional São Sebastião do Paraíso, Associação Comercial e Empresarial de Muzambinho, Prefeitura Municipal de Muzambinho, Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Muzambinho, Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas e Artesão Visual.

De acordo com a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Muzambinho e uma das organizadoras do evento, “essa segunda edição, em relação à primeira, realizada em dezembro de 2021, foi mais ampliada em termos de participantes, pois a vacinação e proteção contra a Covid-19 nos proporcionou isso. Também foi mais ampliada porque neste movimento de olhar para o futuro tendo como objetivo comum o desenvolvimento local integrado e sustentável da nossa querida Muzambinho, é importante a compreensão, engajamento e participação de lideranças transformadoras. O 2º Fórum buscou, então, a mobilização social, bem como trabalhar a integração, coesão e identidade entre os participantes: membros do setor público, setor de ensino, setor empresarial (comércio, indústria e serviço) e sociedade civil”.

Nesse sentido, a fala inicial proferida por Luís Francisco Rodrigues, integrante do Grupo Líder Montanhas do Sudoeste e membro conselheiro do movimento Muzambinho Turismo Criativo, abordou algumas ferramentas, papéis e diretrizes metodológicas para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável.

Na sequência, o professor Renato Aparecido de Souza, Diretor-Geral reeleito, apresentou uma visão geral do Campus Muzambinho como um dos agentes, no contexto de uma rede de apoio mais ampliada, capaz de apoiar o desenvolvimento local por meio de capacitação, conteúdo e criação de oportunidades de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação.

O professor Renato reforçou a fala já proferida durante a 1ª Edição do Fórum, destacando que “esta ação nasceu de forma integrada à missão institucional do IFSULDEMINAS em promover o desenvolvimento local, e de uma postura permanente do Campus Muzambinho em construir pontes com as verdadeiras demandas externas ao Campus, da sociedade e de nossos arranjos produtivos locais. O primeiro encontro foi organizado dentro da perspectiva das festividades dos 68 anos de existência dessa Instituição de ensino. E marcou o início de uma discussão do futuro que queremos que nossa cidade e instituição trilhem. Estamos projetando, como um marco de futuro, o centenário do Campus em 2053. Por isso, o 2° Fórum foi de suma importância para avançarmos e construirmos oportunidades de desenvolvimento para o futuro”.

A próxima edição do Fórum já está sendo planejada. O evento é aberto a todos os interessados da comunidade interna ou externa ao Campus.

Os interessados em apoiar as edições do Fórum podem formalizar o interesse junto à Professora Aracele pelo e-mail dde@muz.ifsuldeminas.edu.br ou pelo telefone 35 99804-1530.

Veja como foi o 1º Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro.

Veja como foi a chamada para o 2º Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável para o Futuro.

Texto: Professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder
Fotos: Cristina Anacleto

registrado em:
Fim do conteúdo da página