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Licenciatura em Pedagogia EaD recebe nota máxima na avaliação do MEC

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 16h56 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 09h43

9Q6A1364 2Licenciatura em Pedagogia EaD recebe nota máxima na avaliação do MEC

Na tarde desta terça-feira (07), a comissão avaliadora do MEC – Ministério da Educação – revelou à Gestão do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho a nota recebida pelo curso de Licenciatura em Pedagogia EaD desta instituição. O curso, que foi minuciosamente avaliado pela comissão ao longo três dias, foi agraciado com o mais alto grau de reconhecimento, a nota cinco.

O processo de avaliação do curso teve início no dia 30 de maio de 2022, e aconteceu de maneira remota, demandando intensa atuação de setores de suporte e tecnologia da informação, que ofertou subsídios para que nosso canal de transmissão com o MEC fosse o mais estável e efetivo o possível.IMG 20220607 WA0055

Graças a isso, os avaliadores tiveram a oportunidade de conversar com diversos atores relacionados ao curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, como gestão, coordenações de curso e brinquedoteca, de ensino a distância, equipe de suporte e até mesmo discentes e egressos.

Após uma intensa bateria de entrevistas, muitas das quais transmitidas a partir do auditório do Prédio Pedagógico “H”, a comissão do MEC foi conduzida por uma visita remotamente guiada pelo núcleo de Tecnologia da Informação. Nesta oportunidade, puderam conhecer o prédio da coordenação, o Laboratório de Práticas Pedagógicas – a brinquedoteca –, o estúdio de gravações, as salas de aula e outros espaços que dão suporte às atividades presenciais ou remotas que compõem a grade de nosso curso.

 at 13.33.58 2A visita guiada se encerrou por volta das 11 horas desta quarta-feira, às portas do prédio administrativo, onde servidores e gestão aguardavam o momento do encerramento. Na tarde de terça-feira (07), por volta das 16h, o feedback positivo do MEC foi recebido entre lágrimas e aplausos pela equipe de gestão. A divulgação oficial da nota, por sua vez, veio na manhã do dia 07/06. Para a professora Maria Aparecida Lúcio Mendes, coordenadora do curso, essa nota faz jus à realidade do curso:

“Trata-se de um curso vivo, pulsante e que possui uma equipe competente e engajada. Esse resultado é, afinal, produto de uma construção coletiva e reflexiva, e nós estamos muito felizes em poder compartilhar essa conquista com a comunidade”.

Maria Aparecida, a professora Cidinha, acrescentou ainda que a alta nota é resultado e reconhecimento de uma proposta inovadora de curso:

“Acreditamos que o ensino a distância é uma grande e importante ferramenta de transformação social, e nossa proposta de ensino inova ao mesclar o melhor das modalidades presencial e a distância, visando formar sujeitos críticos, criativos e conscientes de seu papel político em um país em constante transformação”.  at 13.33.58

De acordo com o Diretor-Geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, esta nota foi um grande reconhecimento ao esforço de toda equipe e foi a conquista de um sonho. "Sabíamos que o desafio do reconhecimento de um curso superior EaD, com um milhar de estudantes e integrando 3 Campi, não seria nada fácil. Mérito a toda a rede de pessoas que acreditaram nos nossos direcionamentos, que enxergaram todas as oportunidades que ainda necessitavam ser conquistadas e que as colocaram em prática, sempre em prol da nota máxima, da nota 5."

O Diretor-Geral acrescenta: "Sonhamos com esta nota desde sempre e conquistá-la evidência aquilo que acreditamos: que a excelência não é um ato, trata-se de um hábito que precisa ser cultivado diariamente. Assim temos feito! Parabéns a todos que, diretamente e indiretamente, contribuíram para que pudéssemos experimentar esta deliciosa sensação. Que nossos estudantes de pedagogia sintam-se orgulhosos do curso que escolheram".

 O PROCESSO DE AVALIAÇÃO

De acordo com a Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, um dos principais desafios neste processo de reconhecimento foi compreender o funcionamento desta nova modalidade - a de reconhecimento virtual -, bem como a visita virtual às instalações.

Para isso, equipes ligadas ao curso e às diretorias de Ensino e Desenvolvimento Educacional participaram de cursos, além de estudar documentos e resoluções que regem essa modalidade de reconhecimento. 

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Posteriormente, foi entregue ao MEC um drive contendo todos os dados que a equipe entendeu serem necessários e suficientes para submissão aos indicadores do instrumento avaliativo; um portal WEB para facilitar a disponibilização e acesso aos documentos presentes neste drive e, por fim, vídeos produzidos em conjunto pelas equipes de Assessoria de Comunicação e Coordenação do curso, material este que objetivava demonstrar a estrutura do campus, da brinquedoteca e também a relação entre alunos e tutores.

Professora Aracele, que ministra a disciplina de Tecnologia de Informação e Comunicação no curso de Pedagogia EaD, ressaltou que se trata de um curso vivo, humano e com uma equipe competente e experiente em educação a distância, e isso fez toda a diferença para o processo de construção e avaliação do curso. Para ela, o curso obteve a nota máxima graças à participação e engajamento de todos os setores e agentes envolvidos.

A QUALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA

De acordo com Evandro Moreira da Silva, Pró-Reitor de Ensino a Distância, “os programas de ensino a distância do IFSULDEMINAS têm se tornado grandes referências em toda a Rede Federal, seja pela capilaridade e os números at 13.33.58 3 de matrículas institucionais ou pelos aspectos qualitativos, como aqueles que podem ser mensurados, citando aqui a eficiência acadêmica, a permanência e o êxito, mas, também, aqueles que não são frequentemente mensurados, como o acolhimento, a interação constante e o afeto com que temos desenvolvido nos nossos cursos".

O Pró-Reitor destacou ainda o comprometimento da equipe como um dos aspectos cruciais para o bom desempenho do curso durante a avaliação do MEC: 

“No caso do curso de Pedagogia EaD do Campus Muzambinho, sem dúvida, o grande diferencial que gerou esse resultado expressivo foi a maneira com que a comunidade docente e a comunidade técnica do Campus abraçaram o curso com amor e dedicação. Poucas vezes foi possível presenciar uma equipe tão engajada e, ao mesmo tempo, tão diversa, todos, cada um na sua expertise, trabalhando em prol de um resultado comum, um processo educativo crítico, consistente e emancipador” – finalizou.

  OS PRIMEIROS PASSOS DO CURSO

008Acerca dos primeiros passos do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD, a Professora Valdirene Pereira Costa, primeira coordenadora, compartilhou sua empolgação com a evolução do curso:

"Estruturar, coletivamente, o primeiro Curso Superior, na modalidade EaD, institucional, do IFSULDEMINAS, é tarefa que, na condição de professores, nos enche de orgulho! Trata-se de um curso de formação de professores, fundamentado em importantes debates e discussões com nossos gestores, professores e colaboradores que, com suas críticas construtivas, apontaram e apontam para caminhos rumo à excelência. Sim! Temos um curso de Licenciatura em Pedagogia de excelência! Acreditamos, fielmente, nisso! Por isso, temos tamanho comprometimento e responsabilidade ao reestruturá-lo, pensando em melhorias contínuas. Fazer isso, é defender a missão dessa Instituição que se resume em ofertar educação de qualidade. Assim, é por meio de experiências fortalecidas que inserimos, no mercado de trabalho, professores críticos e conscientes de seu papel na Educação. Sigamos, sempre, rumo à nota máxima, 5, porque assim estaremos concretizando nosso engajamento na luta pela Educação como Direito e pelo direito à Educação."

A egressa Karina Maria Silva de Carvalho formou-se na segunda turma do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD e sempre acreditou no potencial do IFSULDEMINAS. "Escolhi o curso de Pedagogia EaD por ter o Campus Muzambinho como um referencial de qualidade no que tange o ensino. Pude acompanhar o processo de reconhecimento e percebi de perto o quanto a equipe do Campus esteve unida em prol da nota máxima". 

  A BRINQUEDOTECA - O ESPAÇO DESTINADO ÀS PRÁTICAS DO CURSO008

Quando questionada acerca do bom desempenho do curso na avaliação do MEC, a coordenadora da Brinquedoteca, professora Cristiane Fortes Gris, citou este laboratório como um dos diferenciais que justificam a alta conceituação do curso:

“Podemos dizer que o Laboratório de Práticas Pedagógicas/Brinquedoteca representa o coração do curso. Não só por estar estrategicamente ao lado da coordenação, mas por ter toda a estrutura necessária para desenvolver atividades interdisciplinares que envolvam projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados a desenvolver aprendizagens a partir do lúdico, por meio de uma grande diversidade de jogos, brinquedos e brincadeiras. Temos certeza de que nossos cantinhos temáticos surpreenderam positivamente os avaliadores”.

 

Texto: ASCOM
Fotos: ASCOM e cedidas pelos professores

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