Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Egresso do Campus Muzambinho desenvolve e obtém patente de um secador de café tipo trincheira
Início do conteúdo da página

Egresso do Campus Muzambinho desenvolve e obtém patente de um secador de café tipo trincheira

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 09h15 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 10h23

082 1O egresso do curso de Tecnologia em Cafeicultura, Sílvio de Oliveira, desenvolveu um Secador tipo Trincheira para Café e Produtos Agrícolas Granulados. A patente do implemento agrícola foi concedida a ele e ao docente do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Gustavo Rabelo Botrel Miranda.

No dia 10 de maio foi emitida a carta patente do secador que tem custo inferior às atuais opções do mercado e é igualmente eficiente.

Atualmente, os inventores estão analisando se o equipamento consegue secar um café mais úmido do que os secadores presentes no mercado, proporcionando secagem de grãos verdes ou maduros.

Silvio destacou que uma das principais vantagens do secador é seu custo-benefício. "Ele é pau para toda obra. Seca muito ou pouco café. Seca dois tipos de café diferentes. Ou seja, da para aproveitar ao máximo o investimento feito. Os demais secadores são limitados e este é ilimitado".

O diferencial do secador

De acordo com o documento da patente, trata-se de um "secador em formato de trincheira para grãos agrícolas, que aquece os grãos por uma espécie de canaleta perfurada, que passa ao fundo da trincheira e permite a passagem do ar quente entre os grãos e na parte superior, passa um revolvedor por todo o comprimento do equipamento e que mistura os grãos de baixo para cima, por várias roscas sem fim".

Segundo Gustavo, o secador "facilitará a vida dos produtores de café, pois é uma tecnologia mais barata que os secadores rotativos, além de ser de mesma eficiência". O professor ainda ressalta que o equipamento traz uma novidade frente aos secadores já existentes no mercado, o revolvedor com rosca sem fim. "Este recurso é promissor para agilizar a seca dos secadores estáticos, com enormes possibilidades de inovar inclusive o procedimento de secagem de café, desde que comprovada a hipótese de secar café verde ou maduro neste secador".

Desenvolvimento do secador

O secador foi idealizado por Sílvio, enquanto ainda era aluno do curso de Tecnologia em Cafeicultura, com o objetivo de facilitar o trabalho em sua fazenda. O secador foi desenvolvido com apoio da Instituição, que também contribuiu durante os trâmites legais e judiciais para o depósito da patente, através do professor Gustavo, que era da Coordenação do Escritório Local de Inovação e Transferência de Tecnologia - ELITT e do servidor Luiz Carlos Magalhães, parceiro do IFSULDEMINAS para assuntos de inovação tecnológica.

Segundo os inventores, as maiores dificuldades vivenciadas no processo de desenvolvimento do secador se deram diante da necessidade de investimentos e da realização de vários testes de eficiência. Eles citaram que erraram muito no início, já que planejavam um fundo reto para o secador. Chegaram em um resultado satisfatório ao colocarem canaletas que tornaram a secagem homogênea.

Ainda de acordo com os inventores, o equipamento está desenvolvido e pronto para o mercado. "Os produtores terão acesso a essa tecnologia assim que alguma empresa acertar algum tipo de contrato com o IFSULDEMINAS, seja por sedimento de cessão ou seja por licenciamento".

O docente Gustavo também parabenizou Sílvio pela iniciativa pois, segundo ele, esta tecnologia será de muito valor para os produtores rurais. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página