Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ciência em foco: conheça algumas pesquisas desenvolvidas por nossos docentes
Início do conteúdo da página

Ciência em foco: conheça algumas pesquisas desenvolvidas por nossos docentes

Publicado: Quarta, 25 de Maio de 2022, 12h23 | Última atualização em Quinta, 26 de Maio de 2022, 13h21

Ciência 2Levar ciência para além dos muros institucionais está entre os objetivos da nossa escola. Segundo a Coordenadora-Geral de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ariana Vieira Silva "o Campus Muzambinho tem como missão institucional a tríade do ensino, pesquisa e extensão e, neste sentido, segue relato de alguns dos artigos científicos publicados pelos professores/pesquisadores nos últimos meses, sendo estes desenvolvidos nas suas atividades de capacitação ou com os nossos estudantes em suas atividades de Trabalhos de Conclusão de Curso, editais de fomento institucionais, FAPEMIG e CNPq".

Elencamos algumas dessas pesquisas:

PHOTO 2022 05 25 12 52 23Professora Ana Paula Alonso Reis Mairink:

Em abril de 2021, recebi convite da comissão organizadora do evento “World Nursing Congress” para participar do mesmo, após leitura de artigo oriundo da pesquisa de minha tese de doutorado, intitulado “The use of the qualitative methodology of the Grounded Theory in Nursing research”, publicado em 2020 na Revista de Enfermagem Escola Anna Nery (https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0494).

Aceitei o convite e, além da apresentação solicitada, fiz mais uma participação, apresentando os dados da categoria central da pesquisa da minha tese de doutorado, artigo também publicado no mesmo ano e revista citada, intitulado como “The sexual practice of young women in treatment for breast câncer” (https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0360).

WhatsApp Image 2022 05 25 at 12.47.09Professora Ariana Vieira Silva:

Através de convites realizados pela Revista Brazilian Journal of Development, avaliada pela CAPES com o Qualis CAPES 2019 B2, foram publicados dois artigos provenientes dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia Agronômica, ambos com discentes também do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, os quais foram desenvolvidos com infraestrutura do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e com fomento de bolsas aos discentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Ambos estudos tiveram como objetivo diminuir a dependência do fertilizante mineral nitrogênio.

O primeiro intitulado "Características agronômicas e bromatológicas do grão e silagem de milho sob diferentes formas de nitrogênio" (https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-347), também teve a participação do Técnico Administrativo Marcelo Antônio Morais e da Colaboradora Pâmela Stefany dos Reis.

O segundo artigo foi intitulado "Avaliação da adubação nitrogenada associada à inoculação com bactérias Azospirillum brasilense na cultura do milho" (https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-344).

WhatsApp Image 2022 05 25 at 15.03.16Professora Ingridy Simone Ribeiro:

A professora Ingridy relata a publicação de três artigos: o primeiro foi publicado na Revista Holos, Qualis CAPES 2019 A3, com o tema “Otimização do método de extração e efeito sazonal nas atividades biológicas e compostos fenólicos da própolis verde brasileira” (https://doi.org/10.15628/holos.2021.11316), proveniente dos Trabalhos de Conclusão de Curso de três discentes do curso de Ciências Biológicas – Amanda Santini, Carolina Silva e Flávia Galera. Ainda, contou com a colaboração da pesquisadora Paula Santini e dos professores Edivaldo Martins (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho) e Masaharu Ikegaki (UNIFAL – MG).

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Bromatologia e Água do Campus Muzambinho e tratou de um experimento envolvendo a padronização do método de preparo dos extratos de própolis, levando em consideração o efeito da sazonalidade, das temperaturas de extração e secagem e do teor alcoólico do solvente extrator nas atividades biológicas, sendo elas a antimicrobiana e antioxidante.

Já o segundo artigo “Phenolic content, antibacterial and antioxidant activities of herbal infusions” (http://dx.doi.org/10.18406/2316-1817v13n320211614), foi publicado na Revista Agrogeoambiental, Qualis CAPES 2019 B4, proveniente do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Larissa Ferreira do curso de Ciências Biológicas. Ainda contou com a colaboração das alunas Amanda Santini, Carolina Silva e Flávia Galera. O trabalho foi orientado pela Prof. Ingridy Ribeiro e desenvolvido no Laboratório de Bromatologia e Água do Campus Muzambinho.

Trata-se de um experimento envolvendo a análise de ervas comumente utilizadas no preparo de chás, popularmente conhecidas como amoreira negra, chá-de-bugre, hibisco e moringa, com o objetivo de analisar o teor de compostos fenólicos totais, a atividade antibacteriana e a antioxidante dessas infusões.

Como terceira publicação, tem-se o artigo “Chemical Composition, Production of Secondary Metabolites and Antioxidant Activity in Coffee Cultivars Susceptible and Partially Resistant to Bacterial Halo Blight” (https://doi.org/10.3390/plants10091915), publicado na Revista Plants, Qualis CAPES 2019 A2, proveniente da Dissertação de Mestrado da discente Joyce Goulart, do programa de Pós-Graduação em Fitopatologia da UFLA. Ainda, contou com a colaboração de diversos pesquisadores, tais como: Adriene Ribeiro Lima, Luiz Roberto Marques Albuquerque, Ana Cristina Andrade Monteiro, Matheus Henrique Brito Pereira e Deila Magna dos Santos Botelho.

O trabalho foi orientado pelo prof. Mário Lúcio Vilela de Resende e desenvolvido no Departamento de Fitopatologia da UFLA. O objetivo deste trabalho foi comparar uma cultivar de café parcialmente resistente (Iapar-59) e uma cultivar suscetível (Mundo Novo 376/4) a mancha aureolada, causada por Pseudomonas syringae pv. garcae, em relação à composição química e atividade antioxidante dos extratos das folhas.

1 2Professora Juliana Cristina dos Santos:

De acordo com a professora Juliana, foram publicados três artigos de sua autoria: o primeiro “Uso da técnica de incrustação de insetos em resina como ferramenta didática para o ensino aprendizagem de biologia” (http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19709), na Revista Research, Society and Development, Qualis CAPES 2019 A3.

O segundo artigo denominado “Conscientização ambiental no âmbito escolar: a importância da polinização e o declínio dos Agentes polinizadores pelo uso excessivo de inseticidas” (https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-300), publicado na Revista Brazilian Journal of Development, avaliada pela CAPES com o Qualis CAPES 2019 B2.

E o terceiro intitulado "Perception of education in a remote environment by students participating in teaching initi ation programs (PIBID and Pro-Licentiates) of the Federal Institute of Southern Minas Gerais (IFSULDEMINAS)", que foi realizado pela equipe do PIBID do Campus e já foi divulgado no site do IFSULDEMINAS.

WhatsApp Image 2022 05 25 at 15.59.31Professor Túllio Alexandre Mustafé da Cruz:

O professor Túllio relata a publicação de dois artigos. O primeiro foi publicado na Revista Journal of Building Engineering, Qualis CAPES 2019 A1, com o tema “Microstructural and mineralogical compositions of metakaolin-lime-recycled gypsum plaster ternary systems” (https://doi.org/10.1016/j.jobe.2021.103770). O artigo publicado foi parte dos resultados encontrados no mestrado desenvolvido pelo docente, no período de 2017 a 2019. A publicação contou com a colaboração dos pesquisadores Rodrigo Henrique Geraldo (FACENS), Ana Rita Damasceno Costa (UFBA), Kuelson Rândello Dantas Maciel (UFBA), Jardel Pereira Gonçalves (UFBA) e Gladis Camarini (UNICAMP e UNIS).

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Edificações do Campus Muzambinho, Laboratório de Materiais de Construção Civil da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Laboratórios de Materiais de Construção Civil da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e avaliou a caracterização mecânica, mineralógica e microestrutural de pastas e argamassas elaboradas com ligante alternativo ternário produzido com cal, metacaulim e gesso (comercial e reciclado).

O segundo foi publicado na Revista Cleaner Engineering and Technology, com o tema “Valorization of industrial by-product: Phosphogypsum recycling as green binding material” (https://doi.org/10.1016/j.clet.2021.100310). A publicação contou com a colaboração dos pesquisadores Valdir Moraes Pereira (USJT), Rodrigo Henrique Geraldo (FACENS) e Gladis Camarini(UNICAMP e UNIS). O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Materiais de Construção Civil da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O objetivo foi avaliar as propriedades dos resíduos de fosfogesso reciclado, caracterizadas em duas etapas distintas: na primeira, as propriedades do fosfogesso reciclado foram avaliadas e comparadas com o gesso comercial comumente aplicado em atividades da construção civil. A partir daí, avaliou-se a utilização de resíduos (cerâmica vermelha, porcelana e cinza de casca de arroz) como substituição parcial do fosfogesso reciclado na produção de aglomerantes utilizados como materiais alternativos em edificações.

WhatsApp Image 2022 05 25 at 13.03.15Professor Walbert Júnior Reis dos Santos:

O artigo “Estudo da ocorrência rara de Latossolos em relevo forte ondulado no sul de Minas Gerais, Brasil, com apoio de pXRF e geomorfologia” (https://doi.org/10.1590/1413-7054202145018121) foi publicado na Revista Ciência e Agrotecnologia, Qualis CAPES A2. O artigo iniciou com um projeto de Iniciação Científica (IC) institucional em meados de 2018, com a então bolsista Fernanda Almeida Bócoli que, em seu projeto, teve como base a ocorrência peculiar de um solo muito intemperizado em relevo acidentado.

Após a colação de grau da discente, ela iniciou no programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo na UFLA (Conceito 7), sob a orientação do Prof. Sérgio Henrique Godinho Silva, que foi o seu co-orientador no projeto de IC. Nesta oportunidade, a Fernanda aprofundou ainda mais a pesquisa e, atualmente, faz doutorado na mesma instituição e com o mesmo orientador.

O Professor Sérgio Henrique é parceiro recorrente das pesquisas aqui no IFSULDEMINAS em solos. Tal parceria, oportuniza o uso de equipamentos sofisticados, como por exemplo o de espectrometria de fluorescência de raios-X portátil, muito importante no estudo da gênese dos solos, além de oferecer um contato direto dos nossos estudantes com uma Pós-Graduação de elevadíssima qualidade.

Atualmente é parceiro no levantamento de solos detalhado no Centro de Validação Tecnológico do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, localizado no município de Guaxupé (https://muz.ifsuldeminas.edu.br/noticias/3042-centro-de-validacao-do-campus-realiza-testes-de-produtos-e-de-cultivares-de-cafe).

WhatsApp Image 2022 05 26 at 11.21.57Professor Gustavo Rabelo Botrel Miranda:

De acordo com o professor Gustavo Botrel, foram publicados três artigos de sua autoria, o primeiro “Chemical control of adult sourgrass in coffee crops through various associations.” (http://dx.doi.org/10.18188/sap.v20i2.27312), na Revista Scientia Agraria Paranaensis, Qualis CAPES 2019 B4.

O segundo artigo, denominado “A scale of grades for evaluation of herbicide weed control efficiency.” (https://doi.org/10.18406/2316-1817v13n320211621), publicado na Revista Agrogeoambiental, avaliada pela CAPES com o Qualis CAPES 2019 B4.

O terceiro artigo denominado “Hormetics effects of glyphosate on coffee plants - Guidelines for Coffee”, publicado na Revista Coffee Science, avaliada pela CAPES com o Qualis CAPES 2019 B2.

TEXTO: Relatos dos docentes

registrado em:
Fim do conteúdo da página