Cerca de 280 pessoas participam da Semana do Jovem Agricultor do Campus
Foi realizada, nos dias 05 e 06 de maio, a Semana do Jovem Agricultor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
Cerca de 280 participantes de toda região se reuniram na Instituição para uma série de palestras, minicursos e troca de experiências.
Segundo a servidora da Coordenadoria Geral de Extensão do Campus Muzambinho, Tânia Gonçalves Bueno da Silva, "entre os participantes recebemos jovens da cidade de Conceição Aparecida, Claraval. Ilicínia, Carmo do Rio Claro, Monte Belo, Delfinópolis, Piumhi, Casa Branca, Franca, Guaxupé, Poços de Caldas, Monte Santo de Minas, Mococa, São Tomás de Aquino, Caconde, Cabo Verde, Senador Amaral, Nova Resende, Três Pontas, Areado, Botelhos, Campinas, São José da Barra, Alpinópolis, Santana da Vargem e Divisa Nova".
Ela ainda destacou que, do total de participantes "44,7 % foram de jovens rurais, 57,1% de estudantes e 71,4 % exercem atividades agrícolas. Sendo que cerca de 76,7% dos participantes declaram que gostariam de fazer um curso na área de Turismo Rural aqui no Campus Muzambinho".
Após um café de boas-vindas e a abertura oficial do evento, foi realizada a palestra "Agroturismo: Oportunidades e desafios para a agricultura familiar do Sul de Minas", ministrada pela Professora Maria Cristina Angélico de Mendonça da UFLA. Depois José Wellington Rodrigues e os irmãos Palos compartilharam suas experiências com Turismo Rural.
A parte da tarde do dia 05 foi dedicada à minicursos sobre Empreendedorismo, a importância do Cooperativismo, turismo rural, classificação de café e avicultura. O dia foi encerrado com uma visita pelo Campus, guiada pelo servidor Carlos Esaú.
No segundo dia do evento, a Coordenadora Estadual de Turismo e Artesanato - Emater-MG, Tathiana Daniela Garcia, apresentou a palestra "Turismo Rural: Oportunidade para o Jovem do Campo".
Em seguida, Clóvis Kniess e Irineia Bennert, Alfredo Eduardo Gonçalves, Vinícius Ferreira Soares da Fazenda Bem Orgânicos e a Diretora do Departamento de Turismo de Piumhi, Fernanda de Oliveira Silva, apresentaram suas experiências com Turismo Rural.
A tarde todos participantes puderam assistir a minicursos sobre a valorização dos recursos naturais, sobre a construção de informações turísticas, por meio das mídias sociais, a importância do Cooperativismo, sobre como preparar a propriedade para receber o turista, sobre mulheres empreendedoras na rota do café, sobre classificação de café e sobre avicultura. Novamente, o encerramento se deu com uma visita guiada ao Campus.
Os minicursos foram apresentados por profissionais internos e externos ao Campus: Caio Júlio Oliveira Bocamino e Bruna Elisa Poli Bocamino do Recanto Harmonia; Álvaro Ribeiro Salomão e Izadora Maria Santos Prado do Sicred; Maria Cristina Mendonça da UFLA; Teresa Augusta Lemos Remunhão do Circuito Montanhas Cafeeiras de Minas; José Marcos Mendonça, Generci Dias Lopes e Gustavo Vitor Moreira Fialho do IFSULDEMINAS; Angelo Resende da SECULT e Marisa Contreras da Fazenda Capoeira Coffee.
TEXTO E IMAGENS: ASCOM
Redes Sociais