Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Confira as orientações para o retorno às aulas presenciais
Início do conteúdo da página

Confira as orientações para o retorno às aulas presenciais

Publicado: Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 14h31 | Última atualização em Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 14h34

273374751 5062643827126287 7833145930135763945 nO grande dia está chegando! Após dois anos de atividades remotas e uma experiência de retorno gradual presencial no segundo semestre de 2021, receberemos nossos alunos para as aulas presenciais a partir do dia 10/03, conforme calendário letivo de 2022 aprovado no CONSUP no dia 02/02/2022.

Para esclarecer as dúvidas da nossa comunidade acadêmica, faremos uma live no dia 16/02, às 19h. Mas também elencamos aqui, algumas orientações para que o retorno seja o mais seguro possível.

Atualmente, a direção de nossa instituição entende que, em virtude de fatores como elevado percentual da população vacinada na comunidade acadêmica (servidores e estudantes), o ambiente escolar controlado e às informações de distribuição epidemiológica, os riscos são muito inferiores aos potenciais benefícios da formação presencial de nossos estudantes, após dois anos de atividades remotas. 

Durante todo este tempo fomos muito cautelosos com relação à pandemia e continuaremos sendo. Afinal, a saúde e segurança de todos que frequentam nossa instituição serão sempre uma prioridade.

Por isso, desenvolvemos uma série de protocolos para o retorno às atividades presenciais, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS e do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Minas Gerais..

Em todo o Campus foram instalados dispensers e totens com álcool líquido e em gel. Materiais para desinfecção e equipamentos específicos também estão disponíveis para os colaboradores que realizam a limpeza do Campus. Cartazes informativos, lixeiras com pedal em sanitários e bebedouros adaptados estão devidamente disponíveis para a comunidade escolar.

Toda a organização didático-pedagógica para o ano letivo de 2022 está normatizada na IN2/2022/PROEN/IFSULDEMINAS emitida em 27/01/22.

Estamos fazendo a nossa parte, mas contamos com todos os membros da comunidade acadêmica para que tudo dê certo.

As orientações e determinações da instituição ressaltam a importância do cumprimento do itinerário de vacinação completo, constante higienização das mãos, uso de máscaras adequadas, respeito ao distanciamento social, dentre outras coisas.

Então confira algumas orientações sobre como deverá ocorrer o retorno:

CONFIRA AS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O RETORNO PRESENCIAL (CLIQUE AQUI)

Mais informações:

O retorno é obrigatório para todos os estudantes dos cursos presenciais do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Contudo, de maneira excepcional, as atividades remotas ou semipresenciais serão autorizadas somente para aqueles estudantes que se enquadram em grupos de risco para COVID-19 nos termos da Resolução CNE/CP nº 2/2021.

Caso haja suspeita acerca da infecção por COVID-19, dúvidas e outros assuntos relacionados à implementação e correta aplicação dos protocolos de segurança, entrar em contato com a equipe da Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando - CGAE pessoalmente ou por meio do seguinte endereço de e-mail: cgae@muz.ifsuldeminas.edu.br

O não cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção e combate à COVID-19 é passível de infração disciplinar conforme a Resolução nº 118/2016 - CONSUP.

Os servidores do Ambulatório de Enfermagem e Assistência à Saúde do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho também estarão disponíveis para esclarecimentos sobre condutas e métodos de prevenção da doença através dos contatos:

Telefone: (35) 3571-5064
E-mail: marcelo.pereira@muz.ifsuldeminas.edu.br aline.ribeiro@muz.ifsuldeminas.edu.br

Residências estudantis e Programa Auxílio Estudantil

Conforme o Manual de Enfrentamento à COVID-19 do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, o acesso à Moradia Estudantil requer o ciclo vacinal completo dos estudantes. Portanto, os estudantes das residências estudantis deverão apresentar a carteira de vacinação completa.

O Programa Auxílio Estudantil - PAE está, atualmente, com dois editais abertos: um de renovação e outro para acesso à oportunidade.

O Programa tem por objetivo auxiliar os discentes com suas despesas educacionais, estando condicionados à situação socioeconômica e acadêmica. Assim, será necessário o estudante estar regularmente matriculado em cursos presenciais técnicos e de graduação, inscrever-se no edital, seguir as etapas de inscrição e envio da documentação nos prazos estabelecidos.

Clique aqui e confira os editais.

Nossas ações contra a COVID-19

Desde a saída dos estudantes de suas atividades presenciais, o IFSULDEMINAS como um todo tem adotado uma série de medidas para garantir o máximo de segurança e proteção quanto ao retorno à presencialidade. 

A etapa da retomada às aulas presenciais do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho iniciou-se, em 18 de outubro de 2021, de maneira gradual e apenas para disciplinas e/ou conteúdos curriculares específicos definidos como essenciais e que não haviam sido substituídos por atividades remotas.  

O IFSULDEMINAS foi pioneiro em diversos protocolos da COVID-19 e, mesmo com as devidas limitações sanitárias, conseguimos dar continuidade às nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma remota. Atualmente estamos em processo de retorno completo às atividades presenciais, cenário possível devido ao cenário epidemiológico, protocolos sanitários, apoio da comunidade acadêmica e, principalmente, da cobertura vacinal.

Confira abaixo algumas das ações organizadas pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho:

Comissão de enfrentamento à COVID-19

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho instituiu a Comissão Local de Enfrentamento à Covid-19 por meio da Portaria Nº148/2021/GAB-MUZ/MUZ/IFSULDEMINAS.

A Comissão é composta por representantes servidores de diversos setores do Campus, tais como Coordenadoria-Geral de Infraestrutura e Serviços, Serviço de Saúde, Alimentação e Nutrição/Refeitório Estudantil, Segurança do Trabalho, Enfermagem, Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando, Assistência ao Educando, Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão, Coordenadoria-Geral de Ensino, de Gestão de Pessoas, de Produção, de Extensão, Assessoria de Comunicação, Setor de Esporte, Lazer e Cultura bem como as Diretorias de Ensino, de Desenvolvimento Educacional, de Administração e Planejamento e Geral.

Cobertura Vacinal

Em junho de 2021, os profissionais do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho - receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Ao todo, 240 servidores foram imunizados conforme Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde.

A vacinação foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Muzambinho e contou com o apoio do Serviço de Enfermagem do Setor de Atendimento ao Educando do Campus.

Em setembro, todos puderam receber a 2ª dose da vacina contra a COVID-19. Na ocasião, a equipe de saúde da Prefeitura Municipal de Muzambinho aplicou 204 doses de AstraZeneca em pessoas com idades entre 20 e 67 anos. A ação aconteceu no próprio campus, no auditório do Prédio H.

Em janeiro de 2022 ainda oferecemos a dose de reforço para 118 servidores que estavam em Muzambinho e região. Os servidores que estavam em outras regiões foram orientados a tomar a dose de reforço em suas cidades.

Conscientização da comunidade acadêmica

Para garantir a devida conscientização de toda nossa comunidade acadêmica, disponibilizamos em nosso site diversas informações locais e nacionais sobre o combate à doença.
Disponíveis aqui: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/coronavirus

E criamos um Manual de Recomendações para enfrentamento à COVID-19.

Este manual traz algumas recomendações para condutas gerais de prevenção à COVID-19, além de orientações específicas sobre alguns setores e atividades que estão sendo executadas presencialmente em nosso Campus, as quais são embasadas em 4 legislações sanitárias vigentes e evidências científicas. Ademais, apresenta proposta de uma ferramenta para monitoramento e avaliação de risco, visando fornecer informações sobre aspectos sanitários e epidemiológicos da COVID-19 e da rede de atenção à saúde para auxiliar a Gestão do Campus no processo de tomada de decisão.

Indicador Geral de Risco do Campus (IGRC)

Durante toda a pandemia, desenvolvemos informativos de análise de risco sobre a COVID - 19 com o Indicador Geral de Risco do Campus.

Todos os informativos estão disponíveis no link a seguir, organizados conforme a data de publicação: https://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/NOTICIAS/3597-INFORMATIVO-ANALISE-DE-RISCO-COVID

Mais recentemente, com as novas atualizações dos órgãos de saúde referentes ao protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais do estado de Minas Gerais, o IGRC passou a ser adotado somente para fins de monitoramento da condição epidemiológica.

TEXTO: ASCOM

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página