Página inicial > Notícias > Visita ao Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP

Visita ao Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP

Publicado: Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 09h29 | Última atualização em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 09h29

3fa8beda 01cf 4fc6 acd4 3decb69381bcNo dia 21/12/2021, servidores do Campus Muzambinho estiveram em São Carlos-SP com o objetivo de conhecer as instalações do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP e identificar possibilidades de ações no contexto da cidade de Muzambinho.

Participaram a Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Muzambinho, professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder; os professores Walbert Júnior Reis dos Santos e Lia Polegato Castelan; e a servidora Técnica de Laboratório na Área de Biologia, Caroline de Souza Almeida. A convite do campus, representou a área educacional de Muzambinho, a diretora da Escola Estadual Cesário Coimbra Elisabeth Olinda da Silva Martins.

O CDCC foi criado em 1980 com o principal objetivo de promover o vínculo entre a Universidade e a Comunidade, facilitando o acesso da população aos meios e aos resultados da produção científica e cultural da USP. Para tanto, promove e orienta atividades que visam despertar nos cidadãos, em especial nos jovens, o interesse pela ciência e pela cultura, além de colaborar na formação dos estudantes de Licenciatura em Ciências Exatas, do Campus da USP de São Carlos, repassando a eles a experiência que surge da execução de seus projetos. Aos professores do ensino fundamental e médio, o CDCC oferece cursos e orientação específica nas áreas de química, física, matemática, biologia, educação ambiental e astronomia, o que possibilita a atualização de seus conhecimentos e torna disponíveis materiais instrucionais, equipamentos e a capacidade científica e tecnológica da Universidade de São Paulo.

1920px Fachada do Centro de Divulgação Científica e Cultural O Centro recebe visitas de grupos escolares, com agendamento prévio, e também do público espontâneo, que podem conhecer o Quintal Agroecológico, o Espaço de Física, o Observatório, o “Jardim da Percepção” e o “Jardim do Céu na Terra”. Também promove Cineclube, acesso à sala de internet, orientação de trabalhos científicos, bem como exposições e eventos de divulgação científica e cultural.

Além desses espaços, os participantes conheceram a Experimentoteca, o Espaço Maker e o Espaço Interativo de Ciências.  A experimentoteca é um laboratório de ciências que pretende racionalizar o uso de material experimental. É composta por mais de uma centena de conjuntos temáticos para o Ensino Fundamental e Médio. Os kits para apoiar o ensino de Ciências estão à disposição para empréstimo no CDCC e as escolas localizadas em São Carlos podem contar com o serviço de entrega dos kits.

Já o Espaço Interativo de Ciências possui Clube de Ciências, Jardim Medicinal e desenvolve materiais educacionais na área de Ciências, além de ofertar cursos e visitas monitoradas.

Ao final da visita, o CDCC doou dois kits com livros sobre ensino de ciências e um kit/experimento de ensino de ciências por investigação. Um dos kits foi repassado à Escola Estadual Cesário Coimbra. O outro ficará disponível na biblioteca do Campus Muzambinho.

Saiba mais sobre o CDCC da USP:  https://cdcc.usp.br/

Saiba mais sobre o Espaço Interativo de Ciências da USP em São Carlos: https://eic.ifsc.usp.br/

Imagens: autorizadas pelo CDCC.

Texto: Professora Aracele, com base no portal do CDCC.

registrado em:
Assunto(s):