Página inicial > Notícias > Estudante do Campus Muzambinho é premiada no XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática

Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 09h30 | Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 09h30

at 10.41.32A estudante do 6º período do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, Camila Domingos Cabral, ganhou o 2º lugar no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica, realizado no âmbito do XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática. O evento, que ocorre a cada dois dias, tem um viés científico ligado à área de informática aplicada à agricultura no Brasil.

O Congresso é realizado pela Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), e destaca em seu site que o objetivo é "promover o compartilhamento de resultados de pesquisas, a troca de ideias sobre trabalhos em andamento e a inovação no setor”. Em 2021, a XIII edição ocorreu de maneira on-line e teve como tema “Inovação Digital e os Biomas: Integrando a Produção Agropecuária à Conservação do Meio Ambiente.”

Camila foi premiada com o trabalho intitulado “Estimativa da Cercosporiose do café usando clima em Varginha - Minas Gerais” e dividiu a autoria com Rafael Fausto de Lima, Lucas Aparecido, Fábio Corsini e Geraldo Júnior. Ela explicou que “a participação no SBIAgro 2021 e premiação em seu Concurso de Iniciação Científica despertou ainda mais em mim o desejo de continuar na área acadêmica. Me dedicar para desenvolver um trabalho, ser reconhecida por isso e contribuir em publicações científicas é muito gratificante.”

A jovem demonstra engajamento à atuação em publicações científicas ao mencionar que “se plantarmos bons frutos, os colheremos. Sou muito grata ao Professor Orientador Lucas Eduardo Aparecido, que me proporcionou a oportunidade de desenvolver juntamente com ele este projeto, além do IFSULDEMINAS, por todo o apoio.”

O Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica, professor José Sérgio de Araújo, parabenizou a estudante pela participação no Congresso Brasileiro de Agroinformática. “Acredito ser extremamente relevante a participação dos nossos discentes em eventos como esse, agrega muito valor, tanto na formação profissional quanto na pessoal de nossos acadêmicos. O momento é oportuno e necessário para ressaltar o apoio da Coordenação do Curso de Engenharia Agronômica que busca cumprir seu dever de apoiar a participação de discentes em eventos científicos.”

Texto: ASCOM
Foto cedida por: professor José Sérgio de Araújo