Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho celebra 68 anos de história
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho celebra 68 anos de história

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 17h19 | Última atualização em Terça, 23 de Novembro de 2021, 07h31

044

Hoje, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho completa 68 anos. Uma longa história de dedicação à educação, ciência e tecnologia que contou com a ajuda de diversos atores.

Para celebrar esta trajetória de sucesso, foi realizada uma solenidade de homenagem à Instituição e a todos que a apoiaram durante todos esses anos. A solenidade teve início com apresentações musicais da nossa aluna, Isadora Cristina Silva Martins, acompanhada do seu pai e também da nossa professora Daniela Bueno, acompanhada do regente musical Leonardo Vilhena.

012          002

Para abrir a cerimônia, o Diretor-Geral Renato Aparecido de Souza contou um pouco da história da instituição citando curiosidades sobre a sua criação em 1953, bem como homenageando os responsáveis pela instalação da antiga Escola Agrotécnica de Muzambinho.

018Renato ainda explicou que, para celebrar estes 68 anos, foi escolhido o símbolo do infinito para demonstrar como a instituição está em desenvolvimento permanente e seguirá eternizando a construção do conhecimento.

Representando o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, contamos com a presença do Pró-Reitor de Extensão, Professor Cleber Ávila Barbosa. Cléber citou que o mérito da instituição é o de articular com excelência o tripé de ensino, pesquisa e extensão através do trabalho de todos servidores, já que cada um é responsável por sua significativa parcela no avanço do campus.

Antônia Aparecida de Souza Oliveira, por sua vez, representou os servidores terceirizados e emocionou a todos contando sua história no Instituto. Antônia agradeceu pelo apoio da instituição e contou como a escola sempre foi a base para que ela conquistasse seus sonhos. Com muito orgulho, ela ainda destacou que, atualmente, é aluna do 5º período do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD e que a instituição tem sido essencial tanto para sua trajetória profissional, quanto acadêmica.

O representante dos Técnicos Administrativos foi o servidor Carlos Esaú dos Santos, que elogiou a escolha do símbolo do infinito pois, segundo ele, as relações que criamos na instituição não tem finitude, assim como o símbolo. Carlos ainda aproveitou a oportunidade para homenagear os ex-alunos do Campus, Vanderlei e Tibagi, que muito contribuíram com o desenvolvimento de nossa instituição e, até os dias atuais, levam o nome da instituição como referência por onde passam.

020A servidora Maria Aparecida Lúcio Mendes, docente e Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância, associou o símbolo do infinito às relações de troca, nas quais todos devem doar e receber em um ciclo contínuo de apoio e solidariedade. Segundo ela, "A resposta sempre será o AMOR, independente da pergunta".

O estudante Yuri Donizete Claudino de Faria Santos representou todos alunos e agradeceu, em especial, aos professores que o incentivaram a querer mudar continuamente. Yuri disse que a instituição mudou sua vida, as vidas das pessoas de Muzambinho e de todo país. 

Ele destacou que o Campus merece ser referência nacional e que dedica seus projetos e todas iniciativas para contribuir com a divulgação do nome e do trabalho da escola. Segundo o estudante, "o motor da mudança não é o campus, mas as pessoas que fazem parte dele".

Também participou da solenidade o Prefeito de Muzambinho, Paulo Sérgio Magalhães, que agradeceu por tudo que o Campus faz pela cidade e aproveitou para ressaltar a parceria da prefeitura com o instituto em nome de todos os diretores que passaram pela gestão.

Abertura da Cápsula do Tempo

Por fim tivemos a participação do ex-membro do Conselho Superior do IFSULDEMINAS, Produtor Rural e Técnico em Agropecuária, Jorge Vanderlei da Silva, o qual foi convidado a abrir a cápsula do tempo que abrigará cartas de todos que quiserem deixar o seu registro sobre a importância de nossa escola em suas vidas.

039A cápsula estará aberta durante 30 dias aguardando todas as contribuições. Após ser lacrada, a urna será depositada em local ainda a ser definido para abertura somente daqui 32 anos,ocasião em que será celebrado o centenário da Instituição.

Jorge Vanderlei da Silva foi aluno da primeira turma da Escola Agrotécnica de Muzambinho e, em seu discurso, agradeceu por ter sido convidado a participar deste momento histórico, além de ressaltar a importância de homenagear as famílias que doaram a terra para criação do Instituto.

Em seu convite aos servidores da instituição, o Diretor Renato destacou que "o último ano foi marcado pela continuidade da pandemia e todo seu consequente sofrimento, mas foi exatamente neste contexto que encontramos oportunidades de aprimorar uma maneira de (i) ensinar-aprender, (ii) de se relacionar com processos e de (iii) atender o público com toda a flexibilidade necessária favorecendo que os "infinitos" aprendizados ocorridos possam ser aplicados com o retorno gradual à presencialidade.

A celebração ocorreu de acordo com as medidas sanitárias contra a COVID-19, sendo este o primeiro aniversário do Campus realizado presencialmente após o início da Pandemia. Para conferir a edição anterior, 100% virtual, confira o especial dos 67 anos CLICANDO AQUI.

TEXTO E IMAGENS: ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página