Página inicial > Notícias > Campus Muzambinho conquista medalha de bronze na IV Maratona de Programação InterIF

Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 09h40 | Última atualização em Quinta, 18 de Novembro de 2021, 09h40

No dia 06 de novembro, foi realizada a IV Maratona de Programação InterIFs de forma on-line. A prova contou com 13 problemas e duas horas de duração, se propôs a ser um espaço para os estudantes desenvolverem a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e, principalmente, o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para resolver os problemas.

Promovida pelo IFSP (Instituto Federal de São Paulo) Campus Barretos, coordenado pelo Prof. Jones Mendonça de Souza, com a colaboração de professores dos Campi do IFSP, a competição contou com a participação de 65 equipes de cursos técnicos e superiores, sendo a maioria de Campi do IFSP, com o IFSULDEMINAS e o CEFET-MG como as instituições convidadas. Do IFSULDEMINAS, participaram duas equipes do Campus Muzambinho e uma do Campus Inconfidentes. A equipe do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho teve como coach (Treinador) o professor Tiago Gonçalves Botelho.

O primeiro lugar da maratona InterIF ficou com a equipe "MAN: Mariposa na Alface do Nicholas", do CEFET-MG, com 12 problemas resolvidos. O segundo lugar ficou com a equipe "Under Time Limit" da IFSP – Campus Campinas e o terceiro lugar ficou com a equipe "Unidos da Aracele", do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, ambas as equipes resolveram 10 problemas, sendo o desempate definido no critério de penalidades.

A equipe do curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho, "Amigos da Aracele", foi formada pelos alunos Jairo de Sousa Júnior (8º período), Ygor Ribeiro Costa (6º período) e Camila Bianca Silva Caldas (6º período), alunos com grande experiência e premiações em outras competições de programação.

A outra equipe do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, “www.com” conquistou a 9ª colocação na maratona, sendo formada pelos alunos do Curso Técnico Integrado em Informática: Yuri Donizete Claudino de Faria Santos, Julio Nunes Avelar, Bhryan Stepenhen da Cruz. Segundo o professor Tiago, coach das equipes, o resultado foi bastante expressivo, pois esses alunos competiram com alunos do curso superior e resolveram 7 questões da prova.

Além da participação das equipes, o evento oportunizou a colaboração e troca de experiências entre os coaches, proporcionando a vivência de atuarem como juízes, atuação na Live entre os professores durante a competição para troca experiências, apresentação das equipes e as ações realizadas nos Campi para proporcionar treinamento aos alunos para as competições.

“Agradecemos e parabenizamos o empenho dos alunos participantes, que representaram muito bem o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho em mais uma maratona de programação” - apontou o professor Tiago.

A cerimônia de abertura, live entre os professores e premiação da competição foi virtual e pode ser assistida por este link: AQUI

Texto e fotos cedidas: professor Tiago Gonçalves Botelho

registrado em: