Página inicial > Notícias > Liga de acolhimento realiza ações com estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Campus

Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 15h07 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 15h12

No mês de outubro, o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho retomou gradualmente as atividades letivas presenciais. A Liga de Acolhimento do Curso Técnico em Enfermagem, incluindo estudantes e docentes, preparam diversas ações para promover a integração durante as atividades presenciais.

O retorno gradual contou com dinâmicas, tanto individuais como coletivas, com a finalidade de refletir sobre o ensino remoto durante a pandemia causada pela COVID-19. Antes do efetivo retorno gradual, uma tarefa com algumas perguntas foi disponibilizada no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). O intuito era que todos refletissem sobre os pontos positivos e negativos vivenciados durante o ensino remoto, suas experiências adquiridas e transassem um paralelo entre as duas modalidades de ensino (remoto e presencial). Com base na tarefa, um mural com frases dos estudantes foi confeccionado e ficou disponível para a recepção.

A Liga de Acolhimento buscou desenvolver atividades humanizadas, de modo a contemplar a transição do ensino remoto para a retomada parcial presencial ao Campus. De acordo com a Liga, “a melhor forma de acolher seria trabalhar os próprios sentimentos e experiências vivenciadas, através de momentos de conversa, de escuta individual e coletiva”. A ação também contou com mensagem dos professores, vídeo motivacional e menção sobre a saúde da mulher em decorrência do Outubro Rosa.

O acolhimento promovido pelo Curso Técnico em Enfermagem proporcionou momentos de grande emoção que envolveram os docentes e discentes da instituição. “As atividades letivas presenciais foram suspensas por aproximadamente 600 dias e o reencontro presencial era esperado por todos”, explica a Liga de Acolhimento. A equipe de gestão do Campus Muzambinho participou do acolhimento e repassaram orientações sobre os cuidados de biossegurança.

A Liga de Acolhimento do curso aponta o professor como o profissional que está mais próximo fisicamente do estudante e, por este motivo, as atividades ligadas ao acolhimento são fundamentais.

Texto: ASCOM com informações da Liga de Acolhimento
Fotos: Liga de Acolhimento