Página inicial > Notícias > Aluna do curso de informática é classificada para segunda fase do Torneio Meninas na Matemática

Publicado: Sexta, 12 de Novembro de 2021, 11h00 | Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 11h01

unnamedNossa aluna do 1º ano do curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, Rafaela Alves Magalhães, se classificou para a segunda etapa da 2ª edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²).  O objetivo principal do TM² é incentivar meninas a estudarem Matemática e a marcarem presença neste universo olímpico.

A primeira fase foi realizada, no dia 09 de setembro, no formato virtual em decorrência da pandemia. O torneio foi organizado pela Comissão Gestora do Torneio, pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Participaram da 1ª fase, 1899 meninas, entre o 8º ano do Ensino Fundamental II e 3º ano do Ensino Médio. A prova foi composta por 25 questões objetivas, cada uma valendo um ponto e as participantes foram classificadas segundo duas notas de corte:

• Nível A: 9 pontos
  • Nível B: 12 pontos

Rafaela classificou-se na nota de corte Nível B e participará da segunda fase que será realizada no dia 11 de novembro.

Seu histórico olímpico

A estudante disse que, desde o 6° ano, participa de olimpíadas de matemática, física, computação, informática, astronomia, ciências, entre outras. Porém ressaltou que esta foi sua primeira participação no Torneio Meninas na Matemática e que foi uma das competições mais difíceis, com duração longa e que exigiu muito raciocínio lógico. "Desde o começo do fundamental II contei com assistência do professor Otávio Sales através de um programa que ele desenvolve: o Podemos. Ele me ensinou diversas coisas, mas destaco como mais importantes aprender a estudar sozinha e ter autodisciplina. Fundamentos que indico para todas as pessoas, para que dominem seus estudos e conquistem seus objetivos".

Segundo Rafaela, a matemática é uma de suas disciplinas favoritas. "sempre tive uma paixão pela matemática, uma curiosidade de sempre estar procurando aprender mais. Estudo semanalmente para olímpiadas de exatas e isso me ajudou a ter uma base significativa para realizar o torneio. Como disse anteriormente, nunca tive contato com esse torneio, mas utilizei a mesma técnica que aplico nas outras olímpiadas, reforço conceitos básicos que sempre estão cobrando, tento entender a dinâmica da prova, realizo edições anteriores e participo das preparações que meu professor, Otávio Sales, proporciona".

Segunda fase do TM²

A segunda fase do torneio terá participação de cerca de 650 meninas e Rafaela já está se preparando. Segundo ela, "geralmente as segundas fases da maioria das competições, são dissertativas e um pouco mais conteudistas. Tento trabalhar bastante minha forma de escrita e tento estudar os conteúdos que cobram e ainda não domino, porém continuo também com a mesma didática das fases anteriores".

Apesar de sua paixão pela matemática e também pela biologia, Rafaela disse que ainda não sabe qual profissão deseja seguir e que tem se aproximado da computação. Ela pretende encontrar uma opção que una as três áreas. Enquanto segue em seus estudos, Rafaela quer continuar a participar de competições como esta. "Minha paixão por competições de exatas só cresce cada dia mais. Estou procurando descobrir sempre novas olímpiadas, conhecimento nunca é demais. Esse ano o Instituto Federal me abriu várias portas, conheci torneios novos e participei de mais de 10 competições".

"O conhecimento é uma das artes mais belas e arrisco dizer que, atualmente, é a arma mais poderosa. As competições me abriram várias portas, entre elas, experiências novas, interações com diversas pessoas, de cidades e estados diferentes, formação de novos laços de amizades, contato com ideias e opiniões diferentes", destacou a estudante.

Mais informações:https://www.tm2.org.br/

TEXTO: ASCOM

IMAGEM: Acervo da estudante.

registrado em: