Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Página inicial > Notícias > Docente do campus recebe aporte da FAPEMIG para análise historiográfica
Início do conteúdo da página

Docente do campus recebe aporte da FAPEMIG para análise historiográfica

Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 11h20 | Última atualização em Terça, 24 de Dezembro de 2024, 07h46

WhatsApp Image 2021 11 08 at 10.29.42 2Será realizada no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho uma pesquisa historiográfica sobre a região das antigas freguesias de Cabo Verde, Jacuí e Rio Pardo.

A pesquisa, que será desenvolvida pelo professor Tarcisio de Souza Gaspar, foi contemplada com um aporte para sua execução da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, através da Chamada nº 01/2021 - DEMANDA UNIVERSAL.

Segundo Tarcísio, o objetivo do projeto é "pesquisar a história da conquista e da colonização da região abrangida pelas antigas freguesias de Cabo Verde, Jacuí e Rio Pardo (região que, em termos atuais, se estenderia de Carmo do Rio Claro e Alfenas, na margem esquerda do rio Sapucaí, até Ribeirão Preto, no interior de São Paulo) na segunda metade do século XVIII e, primeira do XIX".

WhatsApp Image 2021 11 08 at 10.44.05O professor ainda ressaltou que esta pesquisa é muito importante porque "as primeiras ocupações quilombolas e indígenas, o processo de conquista e de colonização inicial dessa região enorme são temas praticamente desconhecidos na historiografia. Nesse sentido, a pesquisa visa conhecer melhor esse assunto".

Projetos semelhantes têm sido desenvolvidos pelo professor com apoio de egressos dos cursos integrados do Campus Muzambinho, que foram bolsistas nesses projetos. E a ideia para essa análise é contar com o apoio de ao menos um discente que atuará como bolsista. Outra parte dos recursos serão empregados na compra de um notebook e de um aparelho de reprodução digital de documentos.

O projeto tem duração prevista de três anos e, de acordo com o professor, a verba recebida da FAPEMIG é muito importante, sobretudo, por patrocinar jovens pesquisadores. Ele destaca que a verba será destinada basicamente ao pagamento de bolsa de pesquisa e à aquisição de materiais de pesquisa.

A análise conta ainda com o apoio do IFSULDEMINAS e segundo Tarcísio, "foi um dos poucos projetos da área de história aprovados no Edital de Demanda Universal da FAPEMIG, o que realça a sua importância a excepcionalidade. É uma iniciativa de pesquisa inédita, a integrar a história das três freguesias mais antigas do sudoeste mineiro e noroeste paulista. Também terá repercussões importantes no que diz respeito ao conhecimento histórico sobre as origens da região atendida pelo IFSULDEMINAS".

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

IMAGENS: ASCOM

registrado em:
Fim do conteúdo da página