Docente do campus recebe aporte da FAPEMIG para análise historiográfica
Será realizada no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho uma pesquisa historiográfica sobre a região das antigas freguesias de Cabo Verde, Jacuí e Rio Pardo.
A pesquisa, que será desenvolvida pelo professor Tarcisio de Souza Gaspar, foi contemplada com um aporte para sua execução da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, através da Chamada nº 01/2021 - DEMANDA UNIVERSAL.
Segundo Tarcísio, o objetivo do projeto é "pesquisar a história da conquista e da colonização da região abrangida pelas antigas freguesias de Cabo Verde, Jacuí e Rio Pardo (região que, em termos atuais, se estenderia de Carmo do Rio Claro e Alfenas, na margem esquerda do rio Sapucaí, até Ribeirão Preto, no interior de São Paulo) na segunda metade do século XVIII e, primeira do XIX".
O professor ainda ressaltou que esta pesquisa é muito importante porque "as primeiras ocupações quilombolas e indígenas, o processo de conquista e de colonização inicial dessa região enorme são temas praticamente desconhecidos na historiografia. Nesse sentido, a pesquisa visa conhecer melhor esse assunto".
Projetos semelhantes têm sido desenvolvidos pelo professor com apoio de egressos dos cursos integrados do Campus Muzambinho, que foram bolsistas nesses projetos. E a ideia para essa análise é contar com o apoio de ao menos um discente que atuará como bolsista. Outra parte dos recursos serão empregados na compra de um notebook e de um aparelho de reprodução digital de documentos.
O projeto tem duração prevista de três anos e, de acordo com o professor, a verba recebida da FAPEMIG é muito importante, sobretudo, por patrocinar jovens pesquisadores. Ele destaca que a verba será destinada basicamente ao pagamento de bolsa de pesquisa e à aquisição de materiais de pesquisa.
A análise conta ainda com o apoio do IFSULDEMINAS e segundo Tarcísio, "foi um dos poucos projetos da área de história aprovados no Edital de Demanda Universal da FAPEMIG, o que realça a sua importância a excepcionalidade. É uma iniciativa de pesquisa inédita, a integrar a história das três freguesias mais antigas do sudoeste mineiro e noroeste paulista. Também terá repercussões importantes no que diz respeito ao conhecimento histórico sobre as origens da região atendida pelo IFSULDEMINAS".
TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte
IMAGENS: ASCOM
Redes Sociais