Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho inaugura Brinquedoteca

IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho inaugura Brinquedoteca

Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 17h16 | Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 10h39

Na tarde desta sexta-feira, 22 de outubro, aconteceu no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho o descerramento da placa e inauguração do Laboratório de Práticas Pedagógicas - Brinquedoteca do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD. No espaço serão desenvolvidas atividades pedagógicas de integração entre teoria e prática do curso de Pedagogia EaD.

O laboratório, além de estar a serviço das crianças da comunidade, com visitas escolares agendadas, também capacitará professores da Rede Pública e os acadêmicos do curso de Pedagogia EaD no atendimento às crianças por meio de cursos de formação continuada.

A Brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS será um núcleo de apoio pedagógico ao curso, no qual os educandos poderão pensar, discutir, analisar e investigar o valor do brinquedo, dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento da criança e, ainda, poderão compreender que a criança é livre para brincar, aprender, interagir, criar e, nesse sentido, o lúdico desenvolve um papel essencial.

Na ocasião, o representante do reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, o Pró-Reitor de Ensino, professor Giovane José da Silva, falou sobre o destaque do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD. De acordo com ele, as Brinquedotecas instaladas em Inconfidentes, Machado e Muzambinho, corroboram para a qualidade no processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos, assim como a educação inclusiva por meio de profissionais de atendimento educacional especializado, entre outros fatores.

A Professora Cristiane Fortes Gris Baldan, Coordenadora da Brinquedoteca, Plataforma e Tutoria do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância do Campus, falou sobre a importância do laboratório para a formação dos discentes do curso. “A Brinquedoteca foi planejada para proporcionar que nossos licenciandos e comunidade sejam atendidos por projetos e aprendizagens verdadeiramente significativas, valorizando e incentivando o lúdico e a importância pedagógica que o brincar tem no processo de ensino e aprendizagem de crianças pequenas”.

Durante a cerimônia, o Diretor-Geral do Campus, professor Renato Aparecido de Souza, abordou os esforços direcionados para que o espaço pudesse ser criado e atendesse todas as necessidades do curso. O professor explicou que foram diversas ações até que a Brinquedoteca fosse estruturada, que outro espaço foi cogitado, mas a amplitude do lugar e a integração com o ar livre foram pontos fundamentais para definir o ambiente para troca de vivências. “Que nossos futuros pedagogos, que nossas crianças, futuros agentes transformadores de nossa sociedade desfrutem de mais este espaço de aprendizagem do Campus Muzambinho”.

Jordana da Silva Ozeias, estudante do curso, participou da inauguração e falou sobre a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da criança. “A ludicidade estabelece com a criança uma comunicação direta, representada por uma linguagem própria, que permite que a criança se conecte com infinitas possibilidades”.

A Brinquedoteca é composta por diversos cantinhos pedagógicos: Cantinho do Supermercado (Mercadinho Kids); Cantinho da Leitura; Cantinho do Faz de Conta e Cantinho da Cultura e da Beleza. A Coordenadora do curso, professora Maria Aparecida Lúcio Mendes, contextualizou a importância de tais espaços. “Os cantinhos possibilitam o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências que envolvem algum aspecto do desenvolvimento infantil, como o raciocínio lógico matemático, por exemplo. Cada cantinho tem suas especificidades”.

O evento contou com a presença das seguintes autoridades:

A representante da vice-prefeita e Secretária de Educação de Muzambinho, professora Heloisa Helena de Pádua Magalhães Santo, a vereadora professora Sandra Marques;
O Diretor de Educação a distância do IFSULDEMINAS, Evandro Moreira da Silva;
O Pró-Reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, o professor Giovane José da Silva;
O Diretor de Assuntos Estudantis do IFSULDEMINAS, Lindolfo Ribeiro;
A representante da Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Muzambinho, a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, a Coordenadora Geral de Assistência ao Educando, a servidora Clélia Maria Tardelli;
O professor Hugo Baldan Junior, Diretor de Ensino do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho;
A Diretora de Administração e Planejamento do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, a servidora Zélia Dias de Souza;
A Coordenadora Geral de Ensino do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professora Simone Villas Ferreira;
O Coordenador do Centro de Educação a Distância do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Ramon Gustavo Teodoro Marques;
A equipe de Tutoria do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e alunas do curso.

Texto e fotos: ASCOM

registrado em: