Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Instituto recebe aprovação para oferta de Mestrado Profissional em Educação Física
Início do conteúdo da página

Instituto recebe aprovação para oferta de Mestrado Profissional em Educação Física

Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 17h02 | Última atualização em Sábado, 23 de Outubro de 2021, 19h13

maxresdefaultA Coordenação Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) aprovou a proposta do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho para oferta do curso com a coordenação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP.

Trata-se de um curso presencial, no modelo híbrido, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior associadas no contexto do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica - ProEB, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Segundo o Diretor-geral do Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, esta é uma grande conquista para a Instituição, principalmente por ser o primeiro curso que ofertaremos na modalidade stricto sensu. "Estamos muito felizes com o primeiro curso de mestrado do Campus Muzambinho! A verticalização do ensino é uma premissa dos Institutos Federais e ainda faltava para o Campus Muzambinho a oferta do stricto sensu. A história deste curso com Muzambinho e região, que já perdura por mais de 50 anos, agora incluirá esta possibilidade, algo inédito até então. Parabéns ao grupo de servidores da Educação Física que construíram e aprovaram a proposta do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

De acordo com o professor Mateus Camargo Pereira, um dos idealizadores do projeto, "o mestrado profissional em rede (ProEF) abre uma possibilidade de ampliação da qualificação dos docentes que atuam na educação básica, público-alvo do mestrado em questão. Desta forma, o IFSULDEMINAS amplia sua intervenção no sul de Minas Gerais, contribuindo com a formação de pesquisadores atuantes na quadra de aula, cujas oportunidades de qualificação profissional em nível de pós-graduação stricto sensu são reduzidas ou não se adequam à sua jornada de trabalho. Trata-se do 2º polo deste mestrado em Minas Gerais, já que atualmente a oferta no estado restringe-se à UFMG".

Como será o curso

O projeto do curso foi submetido à seleção pelos professores doutores Mateus Camargo Pereira e Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão. Eles contaram com o apoio da professora Heidi Jancer Ferreira do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, do professor Daniel Teixeira Maldonado do IFSP e da professora Samara Moura do IFCE, que atuará na condição de professora colaboradora.

Também contribuíram com o desenvolvimento da iniciativa o Diretor-geral, Renato Souza; a coordenação dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, através das professoras Daniela Gomes Martins Bueno e Elisângela Silva, respectivamente; e a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, através da Pró-reitora Sindynara Ferreira e da Coordenadora Geral de Pós-Graduação Eunice Cristina da Silva.

Segundo os professores Mateus e Arnaldo, o curso ofertará cerca de 12 vagas anuais, 3 por orientador.

O ProEF conta com disciplinas ofertadas nacionalmente, de forma remota, já estabelecidas, bem como disciplinas específicas, ministradas presencialmente, pelos docentes que comporão o programa no polo do IFSULDEMINAS. Portanto, o próximo passo para a oferta do curso será reunir o corpo docente envolvido e a coordenação nacional do ProEF.

Ainda não há data determinada para a abertura do processo de seleção que depende da orientação da coordenação nacional. "Temos que passar em nossas câmaras internas para aprovação. A construção da matriz curricular do curso vai acontecer no primeiro semestre de 2022 e, provavelmente, no segundo semestre de 2022 vamos abrir as vagas para seleção", citou o professor Arnaldo que ainda ressalta que este é "o primeiro mestrado em Educação Física da rede de institutos federais, o que é motivo de muita alegria e ainda abre portas para docentes da nossa rede participarem como colaboradores".

De acordo com o professor Mateus, esta oportunidade é "uma grande conquista para o IFSULDEMINAS, cuja criação é muito recente, bem como para os cursos de educação física, que tiveram seu reconhecimento pelo MEC em 2013 e 2014. Consolida-se, assim, sua missão de atuar na qualificação profissional no âmbito do sul de Minas e arredores, em especial, na qualificação de professores atuantes nas redes básicas de ensino.  

O surgimento da ideia

Segundo os idealizadores do projeto, a vontade de ofertar um curso de mestrado na Instituição já existe há muito tempo. O professor Arnaldo Leitão explicou que o primeiro passo para criação do projeto foi a identificação de "uma alta demanda da parte de nossos egressos, que nos procuravam para continuar suas pesquisas. Neste sentido, o Mestrado Profissional em rede (ProEF) é uma ótima oportunidade de qualificação para os professores que atuam nas escolas da nossa região". 

"O curso de Educação Física já discute há anos a necessidade de pleitear a criação de cursos de pós graduação lato e stricto sensu das mais diversas áreas da educação física. Mas sempre esbarramos na quantidade de docentes doutores, requisito para os cursos stricto sensu, e na quantidade de tarefas cotidianas dos cursos de licenciatura e bacharelado. Dentre as várias iniciativas em curso para a criação da pós, a adesão ao mestrado profissional em rede (ProEF) para professores da educação física escolar mostrou-se a mais viável, pela possibilidade de nos tornamos polo de um programa já existente, sediado na UNESP, que abriu um edital nacional para adesão de novos polos. Haviam 3 vagas para ampla concorrência e 3 vagas para instituições do Norte e Nordeste brasileiros. Concorremos na ampla concorrência, alcançando o 2º lugar geral, entre 5 instituições do Sul e Sudeste do país", citou o professor Mateus Pereira.

Classificação

Foram selecionadas no Edital 03/2021, 7 propostas de adesão de Instituições de Ensino Superior ao ProEF.

O IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho conquistou a segunda colocação na classificação de ampla concorrência. Também foram selecionadas a UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná e a UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Da região norte ainda foram escolhidas as propostas da UFAM - Universidade Federal do Amazonas e da UFT - Universidade Federal do Tocantins. E do nordeste foram escolhidas a UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e a UFC - Universidade Federal do Ceará.

Mais informações:https://www.fct.unesp.br/#!/pos-graduacao/-educacao-fisica/

TEXTO: ASCOM

IMAGEM: UNESP

registrado em:
Fim do conteúdo da página