Página inicial > Notícias > IFRR visita Campus Muzambinho em busca de conhecimentos sobre cooperativas-escola

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 10h22 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 10h50

No último mês, o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, recebeu a visita técnica de uma comitiva de servidores do Instituto Federal de Roraima (IFRR). A visita teve como intuito conhecer ações na área de cooperativismo desenvolvidas no IFSULDEMINAS, e integra uma agenda do IFRR para a implantação de cooperativas-escola, postos de vendas e agroindústrias em unidades daquela instituição. A ação foi efetivada no final de setembro e contou com visitas aos campi de Muzambinho, Machado e também à reitoria.

Durante a visita ao IFSULDEMINAS, a comitiva de Roraima acompanhou o funcionamento da Cooperativa-Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (COOPAM), e também da Cooperativa-Escola dos Alunos do Campus Machado (Coetagri), tidas como modelo dentro de sua área de atuação. Através da visita, a comitiva pôde conhecer in loco como funciona este tipo de unidade e de que maneira elas se relacionam com a produção das escolas-fazenda e o aprendizado dos alunos envolvidos. Além desse itinerário, os profissionais cumpriram agenda também na Reitoria do IFSULDEMINAS.

O Prof. Pierre Pinto Cardoso, servidor do IFRR e presidente da Comissão Intercampi para implantação das Cooperativas, Agroindústrias e Postos de Vendas, reconheceu a importância da parceria com o IFSULDEMINAS. Segundo ele, a visita a esta instituição é resultado do comprometimento do IFRR com o desenvolvimento regional de Roraima.
“Prestamos nossos agradecimentos ao Reitor do IFSULDEMINAS, ao Diretor do Campus Machado e ao Diretor do Campus Muzambinho, além dos demais servidores que tornaram possível e produtiva a visita técnica de nossa Comitiva. Reitero que a parceira com o IFSULDEMINAS é fundamental para gerar desenvolvimento social em Roraima com a implantação desse novo tripé no IFRR”.

Segundo Daniel Chiaradia Oliveira, Coordenador-geral de Extensão do Campus Muzambinho e um dos idealizadores da parceria, esta relação entre diferentes instituições fortalece a rede e atende aos objetivos sociais do IFSULDEMINAS.
“… foi uma ação muito gratificante, pois tanto o Campus Muzambinho quanto o Campus Machado contribuíram com a suas experiências de décadas de vivência em cooperativas de alunos”.
O coordenador ainda demonstrou entusiasmo ao relatar a influência positiva do IFSULDEMINAS na eventual implantação da cooperativa de alunos do instituto roraimense. Para ele, a visita e o intercâmbio de conhecimentos proporcionarão àquela instituição a oferta de aulas práticas ainda mais eficazes, bem contribuirão com a elaboração de produtos agropecuários de maior qualidade à população local.

Ao todo, a comitiva do IFRR foi formada por 9 pessoas: a pró-reitora de Extensão, Roseli Bernardo (representando a reitora, Nilra Jane Filgueira), Francimeire Sales e Eveline Mendes (Reitoria); e pelos professores Pierre Pinto, Luan Ícaro e Edileusa Santos, do Campus Novo Paraíso (CNP), Danielle Cunha, do Campus Amajari (CAM); Eliselda Corrêa, do Campus Avançado Bonfim (CAB); e Fábia Duarte, do Campus Boa Vista (CBV).

registrado em: