Página inicial > Notícias > Reunião marca início do retorno gradual às atividades letivas presenciais

Reunião marca início do retorno gradual às atividades letivas presenciais

Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 11h52 | Última atualização em Quinta, 14 de Outubro de 2021, 07h42

A tarde de 06 de outubro de 2021 marcou a história do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Após aproximadamente 600 dias de Ensino Remoto Emergencial (ERE), implantado em decorrência da pandemia de COVID - 19, a Instituição inicia o retorno gradual às atividades letivas presenciais. Inicialmente, serão ofertadas presencialmente, a partir do dia 18 de outubro, disciplinas e conteúdos curriculares específicos dos cursos de Medicina Veterinária, Tecnologia em Cafeicultura e Técnico em Enfermagem que não foram adequadamente substituídos por atividades remotas.

9Q6A6094

Os docentes que iniciaram a retomada gradual à presencialidade participaram de uma reunião de acolhimento com a Direção-Geral e Direção de Ensino do Campus Muzambinho e com a responsável pela Epidemiologia e Vigilância em Saúde Municipal. Durante a acolhida, o Diretor de Ensino, professor Hugo Baldan, apresentou todas as adaptações sanitárias instituídas no Campus, os parâmetros epidemiológicos que nortearam o retorno e toda a contextualização para a tomada de decisão. “O retorno gradual às atividades letivas presenciais foi pautado na ciência e na observação dos protocolos de segurança estabelecidos pela Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19. A construção do retorno foi participativa e aberta às coordenações de curso e seus colegiados. Também respeitamos o princípio da equidade ao acesso presencial para não cometermos qualquer tipo de exclusão. Somos um dos primeiros Campi do IFSULDEMINAS a retornar com um Plano de Ação Pedagógico Administrativo robusto e construído à luz da ciência e da técnica, o que nos permite a volta às aulas em novos tempos!"

O Diretor-Geral, professor Renato Aparecido de Souza, demonstrou sua satisfação em receber parte do corpo docente do Campus Muzambinho para tratar sobre a nova fase iniciada pela Instituição. “É chegada a hora do tão esperado retorno às atividades acadêmicas presenciais em nosso Campus. Com a pandemia, modificamos nossa maneira de ensinar e aprender para uma rotina totalmente virtual. Ao longo deste período, foram desenvolvidas inúmeras ações para que continuássemos permitindo a melhor formação possível aos nossos estudantes e, hoje, estamos dando mais um passo em prol da educação dos nossos discentes. Que neste reencontro encontremos o melhor de nós.”

Denilce Ferreira Rondinelli, responsável pela Pasta da Epidemiologia e Vigilância em Saúde Municipal, explicou os protocolos de biossegurança que devem ser seguidos criteriosamente e também apontou os números atualizados do Boletim Epidemiológico de Muzambinho.

Os professores receberam um kit com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para utilizarem nas atividades presenciais. Também foram presenteados com uma surpresa simbólica para que a reflexão acerca de toda experiência pandêmica permaneça viva e favoreça ainda mais a aprendizagem de maneira presencial.

Após a reunião de acolhimento, os professores foram divididos em grupos e acompanhados pelo Diretor-Geral e Diretor de Ensino para uma visita às instalações adaptadas para assegurar o respeito aos protocolos de biossegurança.

A Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, professora Milene Dias Ferreira Magri, participou das atividades da última quarta-feira e compartilhou suas impressões sobre o retorno gradual às atividades letivas presenciais. “Estou feliz com a possibilidade do retorno gradual às atividades presenciais, pois tem sido organizada com muita responsabilidade, cuidado e carinho. Os estudantes poderão realizar atividades práticas do curso que são fundamentais em sua formação, de maneira segura e ordenada.”

registrado em:
Assunto(s):