Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de Ciências Biológicas tem artigos aprovados no Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra
Início do conteúdo da página

Curso de Ciências Biológicas tem artigos aprovados no Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra

Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 09h16 | Última atualização em Segunda, 25 de Outubro de 2021, 09h16

downloadFoi realizado, entre os dias 12 e 14 de outubro, o VI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra. E integrantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho marcaram presença no Congresso com a apresentação de dois artigos científicos.

O primeiro, intitulado "O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como ferramenta estratégica de planejamento e gestão das instituições de ensino superior: o PDI do IFSULDEMINAS" foi escrito pela nossa professora Daniela Ferreira Cardoso.

O segundo artigo, intitulado "Direitos humanos, movimento ambientalista e princípios ESG no Brasil: acerca das possibilidades da transformação social efetiva", foi escrito pela aluna do curso de Ciências Biológicas, Albina Santos Costa, com orientação da professora Daniela Ferreira Cardoso e coorientação da professora Helena Assis Mota.

Ambos os artigos foram aprovados e apresentados neste evento que convida toda comunidade acadêmica internacional para um momento de reflexão e de debates acerca de diferentes e relevantes problemáticas sócio-jurídicas encontradas no âmbito dos Direitos Humanos. Segundo a professora Daniela, esta é uma grande oportunidade pois "sabemos que a participação em eventos científicos apresentam uma possibilidade ímpar de identificar pesquisadores com interesses e objetivos comuns aos nossos. A aprovação em um evento internacional permite o enriquecimento do saber acadêmico, pois reúne profissionais, especialistas, estudantes e vários grupos com interesses em comum de diferentes lugares do mundo. É uma forma ímpar de trocar informações e ampliar a cultura e formação".

WhatsApp Image 2021 10 08 at 19.05.31Direitos humanos, movimento ambientalista e princípios ESG no Brasil

Traduzido do inglês o termo ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) significa Governança Ambiental, Social e Corporativa e trata de uma avaliação da consciência coletiva de uma empresa em relação aos fatores sociais e ambientais. A ideia da autora é aplicar este conceito também em instituições públicas como o IFSULDEMINAS.

Segundo Albina, seu artigo foi aceito por ter a credibilidade do assunto inédito. "Não vi trabalhos na literatura com a hipótese deste. Tem-se trabalhos com o olhar das empresas, poucos trabalhos sobre instituições públicas e poucos que abordam a questão social ao equilíbrio do ambiental e governança".

A autora ressalta que a escolha do tema ocorreu em seu trabalho de conclusão de curso cujo objetivo era estudar algo que envolvesse o tema meio ambiente. "E então, junto com as minhas orientadoras, vimos que os princípios ESG dentro desse trabalho poderiam trazer questões importantíssimas para a pesquisa e pensamos como cada sigla pode vir a ser trabalhada dentro das instituições e empresas. E com a pegada de gestão de negócios e sobre os princípios ESG, a agenda sustentável está ganhando notoriedade por diminuir impactos ambientais. Contudo, o empresário que hoje pensa no ambiental, ganha mais por diminuir impactos ao meio ambiente".

Ainda, segundo Albina, vale ressaltar que "o ESG pode ser uma verdadeira ação positiva na questão dos direitos humanos com o princípio S, não só em empresas, mas em instituições públicas também. Por isso o trabalho será direcionado ao IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho".

Albina espera que "se na pesquisa constar os pontos norte da hipótese, será um exemplo a ser seguido por muitas empresas e instituições. O IFSULDEMINAS deve ser enxergado além de uma instituição estudantil, mas como uma instituição de princípios ESG, que são princípios de uma grande potência para mover a comunidade, com equidade de valores ambientais, de governança e do social. A sigla presente na instituição pode ser vista por parcerias promissoras e enaltecida pelo mesmo".

WhatsApp Image 2021 10 08 at 15.45.29O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como ferramenta estratégica de planejamento e gestão das instituições de ensino superior

O objetivo deste artigo foi o de compreender o documento PDI, inserido no funcionamento do IFSULDEMINAS, tendo em vista as especificidades dessa organização e o contexto social, histórico, educacional e político do Brasil.

Daniela escolheu estudar este tema após ter cursado a disciplina de Gestão Educacional, ministrada pela professora Cristiane Machado (Faculdade de Educação/UNICAMP) e depois de verificar que pouco se conhece sobre o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) como importante ferramenta/instrumento da gestão educacional. 

Segundo a autora, Daniela Ferreira Cardoso, "nos últimos dez anos, o IFSULDEMINAS tem empreendido esforços em prol da sua expansão e consolidação no Sul de Minas e foi ancorado nessa perspectiva que o PDI foi elaborado. Nesse documento, está definido seu perfil institucional, missão e objetivos e apresenta o seu desenvolvimento institucional, posteriormente, organiza-se o planejamento estratégico, mapa estratégico e os indicadores para o quinquênio 2019/2023. Então, ao analisar o PDI como importante ferramenta da gestão educacional podemos perceber que, atualmente, planejar é um desafio em curso, reforçando que o planejamento estratégico é mais do que fundamental para que as instituições de ensino possam sobreviver num ambiente de mudanças rápidas e possam se ajustar às novas realidades no decorrer do quinquênio. Portanto, é primordial que esse planejamento seja materializado nas diversas áreas que compõem estas instituições, o que, consequentemente, está relacionado com as escolhas dos diferentes representantes do contexto acadêmico, uma vez que é evidente que as IES por sua natureza, representam um espaço de múltiplos governos que compõem um contexto de múltiplas arenas políticas".

Para a professora, ainda vale ressaltar que "em alguns trechos do PDI observa-se a necessidade de registrar “o óbvio”, com a finalidade de firmar a história do IFSULDEMINAS ao evidenciar a importância da sua construção, trajetória e abrangência, na busca de garantir políticas institucionais para os próximos cinco anos, neste tempo em que a educação, pesquisa e o ensino público estão tão fragilizados e postos em questionamentos, inclusive, por gestores do Poder Executivo, frente às políticas públicas". 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas aqui: https://www.cidhcoimbra.com/

TEXTO: ASCOM

IMAGENS: Acervo pessoal das autoras

registrado em:
Fim do conteúdo da página