Servidores do IFSULDEMINAS estão entre os mais influentes da América Latina
O Ranking Alper-Doger Scientific Index foi divulgado nesta semana listando os 10 mil cientistas mais influentes da América Latina e que mais foram referênciados nos últimos 5 anos. Dezessete (17) servidores do IFSULDEMINAS destacaram-se neste ranking, sendo 6 integrantes do Campus Muzambinho.
O AD Scientific Index é um sistema de análise baseado na performance e no valor agregado da produtividade científica. 442 Instituições do Brasil entraram no Ranking e o IFSULDEMINAS foi citado na posição 175 com um total de 17 cientistas na indexação.
O Brasil ficou na posição 17 em número de pesquisadores mais citados. Nosso país tem o maior número de cientistas da América Latina, com 7.656. O primeiro lugar ficou para os Estados Unidos, seguido pelo Reino Unido, Canadá, Austrália e Alemanha.
Nossos professores
Seis professores do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho constam no ranking dos cientistas mais influentes da América Latina. São eles: Leandro Gustavo Da Silva, Felipe Campos Figueiredo, Renato Aparecido De Souza, Priscila Nakamura, Anselmo Augusto De Paiva Custódio e Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido.
Desde a sua formação até os dias atuais, nossos professores construíram sua carreira buscando contribuir com o desenvolvimento da ciência em suas respectivas áreas de atuação.
Para o professor, Leandro Gustavo da Silva, que conquistou o 2º lugar entre os pesquisadores do IFSULDEMINAS, este resultado também se deve ao seu período cursando doutorado. "Fiquei feliz com a citação no AD Scientific Index 2021, resultado este que atribuo aos trabalhos desenvolvidos na época do meu doutorado onde consegui, junto ao meu grupo de pesquisa, orientado pelo professor Dr. Reinaldo Ruggiero (UFU) em colaboração com o professor Dr. Éder Cláudio Lima (UFRGS), publicar artigos que até hoje são muito citados como referência. E aos poucos venho desenvolvendo alguns projetos aqui no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho aplicando todo conhecimento adquirido na minha formação".
Ter integrantes de nossa instituição neste ranking reafirma nosso comprometimento em contribuir com o desenvolvimento e com a divulgação de iniciativas de educação ciência e tecnologia.
O professor Felipe Campos Figueiredo, que ocupa a 4ª posição entre os integrantes mais citados do IFSULDEMINAS, ainda ressaltou que esta conquista é um reconhecimento da dedicação à construção do conhecimento de cada um dos pesquisadores citados no ranking.
Na 5ª colocação entre os pesquisadores do IFSULDEMINAS temos o Diretor-Geral, Renato Aparecido de Souza. "Estar listado em um ranking internacional nos traz ainda mais entusiasmo para continuar produzindo pesquisa de qualidade. Mais que número de publicações é o impacto destas publicações em citações de outros estudos. Apesar de todas as adversidades enfrentadas até a publicação de um trabalho, é muito gostosa a sensação de evidenciar as ações do IFSULDEMINAS em listagem desta natureza", citou o professor.
Segundo o professor Lucas Eduardo de Oliveira Aparecido, "ocupar uma posição de destaque entre os nomes do IFSULDEMINAS no AD Scientific Index demonstra que nosso grupo de trabalho/pesquisa está no caminho certo, pois somente estão presentes no índice os pesquisadores que detém publicações de impacto e com alta qualidade. Já que o AD Scientific Index combina diversos indicadores de publicações, como por exemplo, o h-index, que considera número de citações recebidas pelas publicações de todo mundo".
De acordo com o Técnico em Agropecuária Anselmo Augusto de Paiva Custódio, que conquistou a 9ª colocação entre os pesquisadores do IFSULDEMINAS, a sua referência no ranking se deve à força da agropecuária do Brasil. "O agro é técnico, o agro é popular, o agro é tudo. E eu consegui ser tudo isto porque sou "agrobrasileiro"".
A professora Priscila Nakamura, que conquistou a 6ª colocação do IFSULDEMINAS, citou que "essa é uma conquista muito importante para nós, pesquisadores brasileiros, mostrarmos para o mundo que, mesmo com todas dificuldades e toda falta de incentivo que nós temos para fazer pesquisa no Brasil, nós conseguimos fazer pesquisas de ótima qualidade, tendo a citação de vários pesquisadores brasileiros pelo mundo".
Mulheres influentes
Além das dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores, a professora Priscila Nakamura ressaltou as dificuldades vivenciadas especificamente pelas mulheres.
Apesar do crescimento da participação de mulheres no mercado de trabalho, no mundo acadêmico e em diversas esferas que historicamente colocavam as mulheres às margens do crescimento, sucesso e reconhecimento na carreira, ainda temos muito a caminhar. Neste sentido a Professora Priscila Nakamura destaca que esta conquista é especialmente importante para as mulheres que representaram o IFSULDEMINAS na indexação: Priscila Nakamura, Brígida Monteiro Vilas Boas, Danielle Martins Duarte Costa, Cristiane Rocha Silva
"Esse reconhecimento é importante principalmente para nós, mulheres e mães, que por mais que a gente lute e continue lutando ainda temos uma grande diferença em relação aos homens. Estamos caminhando a passos de formiga, conquistando espaços de conhecimento da mesma forma que os homens têm hoje e ainda temos muito a caminhar. Foi um ganho do Lattes ter colocado o período de afastamento da gestação, mas ainda é um passo muito pequeno por tudo que a gente ainda precisa vir a ganhar. Então me sinto muito honrada e feliz que eu, como mulher, pesquisadora brasileira, possa estar entre os pesquisadores mais citados do mundo inteiro."
O Ranking
Esta indexação foi desenvolvida pelos professores Dr. Murat ALPER e Dr. Cihan DÖĞER utilizando o total de citações e a soma dos últimos 5 anos de indexações i10, h-index e citações no Google Scholar.
Segundo o site do ranking "O AD Scientific Index é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas com base nas pontuações do índice h, índice i10 e citações no Google Scholar".
Utilizando 9 parâmetros, o AD Scientific Index seleciona os cientistas em 12 áreas,13.542 instituições, 206 países, 11 regiões do mundo.
São ranqueados cientistas de áreas como Agricultura, Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais, entre outras.
Os servidores do IFSULDEMINAS, citados no ranking, em ordem de classificação, são:
- José Luiz De Andrade Rezende Pereira
- Leandro Gustavo Da Silva
- Saul Jorge Pinto De Carvalho
- Felipe Campos Figueiredo
- Renato Aparecido De Souza
- Priscila Nakamura
- Carlos Alberto Simeão Júnior
- João Paulo Martins
- Anselmo Augusto De Paiva Custódio
- Brígida Monteiro Vilas Boas
- Danielle Martins Duarte Costa
- Alexandre Fieno Silva
- Diego Zanetti
- Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido
- Luiz Carlos Dias Da Rocha
- Carlos Alberto De Albuquerque
- Cristiane Rocha Silva
Mais informações: https://www.adscientificindex.com/university-ranking/
TEXTO: ASCOM
IMAGENS: Acervo pessoal dos autores
Redes Sociais