Plantio de árvores nativas e frutíferas celebra a 18ª Edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente
O Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas (CNMA), em sua 18ª edição, celebrou no dia 20 de Setembro o início de sua programação cientifica com o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas. Neste ano, foi realizado entre os dias 21 e 23 de Setembro, com a Temática “Justiça Climática no Antropoceno”.
A atividade social do plantio de mudas ocorreu no jardim e parque infantil do bairro Elvira Dias em Poços de Caldas. As 100 mudas plantadas foram doadas pelo IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho e pelo Jardim Botânico do município.
Segundo um dos organizadores do evento, o professor do Campus Muzambinho, Claudiomir da Silva Santos, "em um momento em que todas as atenções da sociedade estão voltadas para as questões ambientais, climáticas, hídricas e de energia é fundamental estimular e destacar a importância da arborização e do reflorestamento de áreas urbanas. A importância de promover a educação ambiental, o empoderamento social e a democratização dos benefícios ambientais é um princípio previsto na Constituição Federal de 1988 e um compromisso para o alcance dos Objetivos do Milênio (ODS) até 2030".
Claudiomir também ressaltou que "o evento é uma realização da GSC Eventos Especiais em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Muzambinho (IFSULDEMINAS) e apoio institucional da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade do Vale do Rio Verde (UNINCOR), do programa "Aprendendo com as diferenças" com a presença da Apae da Divisa Nova e possui o patrocínio da Eletrobras Furnas e Danone. E em todas as edições do CNMA o plantio é estimulado como forma de tornar a iniciativa Carbono Zero, através de diversas etapas de implementação. Tendo início através do apoio do Projeto IFREFLORESTA, com o Técnico Administrativo Generci Dias Lopes que realiza a produção do composto orgânico utilizado no desenvolvimento das mudas, nas dependências institucionais do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho".
“O Projeto Carbono Zero foi elaborado na perspectiva de nortear as Instituições de Ensino no sentido de neutralizar, compensar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, e dessa forma ser sustentável desde o momento em que o evento se torna uma realidade” destacou o Prof. Claudiomir Silva Santos.
Bem como conta com o suporte do Projeto Programa Qualidade de Vida: Educação, Saúde e Meio Ambiente, através dos Professores Fabrício Santos Ritá (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho), Claudiomir da Silva Santos (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho), Rosângela Francisca de Paula Victor (UNINCOR), Gilcean Alves (IFPB) e Ronei Aparecido Barbosa (IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho) que desenvolvem as estratégias de registro, preparação dos conteúdos e divulgação do material produzido no contexto acadêmico.
De acordo com o Professor Fabrício Santos Ritá “A saúde ambiental é uma ferramenta social que contribui para o desenvolvimento sustentável. Tendo como elemento de aproximação as ações envolvendo a comunidade acadêmica e a comunidade local. E nesse sentido reconhecer que o meio ambiente está intimamente relacionado à saúde.”
A programação contou com a participação de congressistas em diferentes áreas do conhecimento, professores de instituições federais e privadas, pesquisadores nacionais e internacionais e representantes de ONG`s e organizações ambientais. Os organizadores do evento ainda ressaltaram que "os condicionantes ambientais são importantes parâmetros para a sustentabilidade, preservação, manutenção do equilíbrio ecossistêmico e justiça social, tendo como resultado principal o alcance da saúde única e as ações pontuais o envolvimento local com reflexo global".
TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte
IMAGENS: organizadores do evento
Redes Sociais