Página inicial > Notícias > Confira a 4ª Edição do manual de Enfrentamento à COVID-19 - Campus Muzambinho

Confira a 4ª Edição do manual de Enfrentamento à COVID-19 - Campus Muzambinho

Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 14h09 | Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 14h44

Nesta quarta-feira, 13 de outubro de 2021, foi publicada a Quarta Edição do Manual de Enfrentamento à COVID-19 do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A publicação faz parte de um conjunto de ações planejadas e adotadas pelo campus visando ao gradual e seguro retorno às atividades letivas presenciais. Para acessar o PDF, clique no link abaixo:

4ª Edição do Manual de Enfrentamento à COVID-19.

- Publicado em 04 de Outubro de 2021.

Nesta segunda-feira, 20 de Setembro de 2021, foi discutido e aprovado pelo Colegiado Acadêmico (CADEM) do Campus Muzambinho a 3ª Edição do Manual de Enfrentamento à COVID-19, bem como o Plano de Ação Pedagógica e Administrativa para o retorno gradual às aulas presenciais do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.

3ª Edição do Manual de Enfrentamento à COVID-19

A 3ª Edição do Manual de Enfrentamento à COVID-19 contempla recomendações gerais a toda comunidade acadêmica, além de orientações específicas sobre condutas no trabalho e recomendações para o funcionamento de determinados setores e realização de atividades. Foram inseridas nesta versão, pela Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19, as recomendações em função das fases de monitoramento para a Fase 2. Iniciaremos a Fase 2 com a retomada gradual às atividades letivas presenciais. Neste momento poderá ser oferecido de maneira presencial disciplinas e/ou conteúdos curriculares específicos definidos como essenciais e não substituídos por atividades remotas (vide quadro 4, p.25-26).

Já o Plano de Ação Pedagógica e Administrativa para o retorno gradual às aulas presenciais do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho estabelece, dentre outros aspectos e em consonância com a 3ª Edição do Manual de Enfrentamento à COVID-19, os critérios pedagógicos de retorno a presencialidade, favorecendo os aspectos de oferta da qualidade do ensino, manutenção das atividades nas plataformas virtuais e pautado pela equidade de acesso, inclusão e segurança. Esse plano foi construído em função daquilo que está previsto no Programa 01/2021 (PROEN/PPPI/PROEX/PROGEP/RET/IFSULDEMINAS) aprovado pelo CONSUP do IFSULDEMINAS no dia 14/09/21.

Ações em andamento…

- Agenda com estudantes e familiares
- Agenda com os setores administrativos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho
- Organização final acerca das condições da oferta de segurança sanitária.
- Semana de Acolhimento e Ambientação para a comunidade acadêmica que estará diretamente envolvida com as aulas práticas presenciais, conforme organização estabelecida pela Diretoria de Ensino e Colegiados de Cursos, e em respeito à primeira etapa do Plano de Ação Pedagógica e Administrativa.

*Cumpre ressaltar que todas as ações do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho na vigência da pandemia têm como princípio fundamental, a segurança, o cuidado com a preservação da vida e da saúde de todas as pessoas que integram nossa comunidade escolar.

Destaca-se ainda que esta é uma etapa transitória de avanço à presencialidade, mas com restrições ainda necessárias em função do atual cenário epidemiológico da doença. Novos avanços são esperados e desejados, devendo ocorrer quando houver melhora dos indicadores que são adotados como os norteadores para a tomada de decisão no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
Por fim, todas as recomendações presentes seguem orientações já publicadas por órgãos nacionais e internacionais de saúde, além de protocolos sanitários e notas técnicas vigentes.

Contribuições da comunidade

A 3ª versão do Manual de Recomendações para Enfrentamento à COVID-19 do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho está disponível para leitura por toda a comunidade do campus, bem como envio de contribuições. Para isso, basta usar o questionário disponível AQUI.
É de suma importância que as contribuições sejam embasadas em conhecimentos científicos, para que possam ser analisadas pela Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19.

2ª Edição do Manual de Enfrentamento à COVID-19 do Campus Muzambinho

registrado em: