Campus Muzambinho, Prefeitura e CREFITO - 4 analisam sequelas de infectados pela COVID - 19
A pandemia tem mostrado sinais de diminuição com a vacinação em massa da população e com as medidas de controle, higiene e isolamento indicadas pela Organização Mundial da Saúde. Porém, desde seu início em 2020, o coronavírus já fez várias vítimas e deixou sequelas em inúmeros infectados.
Pensando nisso, a parceria entre o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG) e a Prefeitura Municipal promoveu um mutirão de atendimentos com o objetivo de ajudar pessoas com sequelas da COVID - 19, na tarde do dia 16 de setembro.
Representantes das três esferas ofereceram atendimento fisioterapêutico e de terapia ocupacional, além de exames diversos, de forma gratuita e voluntária, a todos que se dirigiram à Praça Pedro de Alcântara Magalhães, no centro de Muzambinho.
Prestaram os atendimentos os fisioterapeutas do CREFITO - 4 MG e docentes dos cursos de Educação Física e de Enfermagem do Campus Muzambinho. De acordo com a professora de Educação física, Elisângela Silva, "a princípio, quem teve COVID foi direcionado para um atendimento junto ao CREFITO para fazer alguns testes relacionados a fisioterapia e nós, do Centro de Reabilitação, que conta com os profissionais da Educação Física e os profissionais da enfermagem, estamos fazendo testes de pressão, oximetria, medimos a composição corporal e estamos fazendo o teste para identificar se a pessoa desenvolveu anticorpos depois que teve COVID ou depois que tomou vacina".
Um dos atendimentos foi para a almoxarife, Ana Paula Amaral Gonçalves, que teve COVID em março de 2021 e ficou 8 dias internada utilizando apoio de um balão de oxigênio devido a sua baixa saturação.
Ana Paula relatou que durante a doença teve dificuldade de respirar, febre alta e dor no corpo. Porém, após a doença, ainda teve que lidar com sequelas e já está em tratamento no Centro de Reabilitação Pós-COVID-19 do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
Ana Paula esteve na avaliação do CREFITO e citou que, além da perda de massa muscular dos membros inferiores, dores de estômago e problemas de pressão, sentiu que sua ansiedade aumentou. "Acima de tudo a gente fica com medo. Depois de sair do hospital fiquei com medo de sair, de ir ao mercado. O principal é o medo de transmitir ou de pegar novamente".
Na ocasião, ela fez os teste do CREFITO e também o teste de sorologia do Campus para verificação da existência de anticorpos.
O Programa Supera Minas
Com objetivo de contribuir com a completa recuperação das pessoas com sequelas da COVID-19, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região criou o Programa Supera Minas.
Segundo o fisioterapeuta e conselheiro do CREFITO - 4 MG, Hugo Pereira Goretti, "o CREFITO criou essa ação do Supera Minas para capacitar os profissionais da cidade e para prestar assistência à população que teve COVID, em razão das diversas sequelas que temos avaliado nos pacientes pós-COVID. E, em razão disso, estamos rodando 60 cidades do Estado e estamos avaliando a parte cardíaca, vascular, de força, de funcionalidade, de equilíbrio e uma série de outras questões que são importantes e são preditivos para que a gente consiga fazer um encaminhamento assertivo desse paciente, no mínimo, para uma prática de atividade física supervisionada regular e algumas vezes para atendimento de fisioterapia pelo serviço público da prefeitura".
O Centro de Reabilitação pós-COVID e a parceria com o CREFITO
A união com o CREFITO - 4 MG já proporcionou a oferta de uma capacitação para os fisioterapeutas da cidade sobre tratamentos das sequelas pós-COVID. Dessa parceria, os fisioterapeutas capacitados, junto a prefeitura municipal, começaram a trabalhar no Centro de Reabilitação pós-COVID do Instituto, localizado no Centro de Ciências Aplicadas à Educação e Saúde - CeCAES.
Segundo o Diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, neste momento "o CREFITO retorna a cidade trazendo alguns equipamentos modernos de avaliação da função pulmonar das pessoas que já tiveram a doença. E o Campus, com o apoio dos cursos de Educação Física e Enfermagem, está realizando avaliações físicas, de composição corporal e também iniciamos alguns testes rápidos de COVID-19, obtidos através da parceria com o professor Dr. Rodolfo Vieira. Iniciamos efetivamente a pesquisa multicentrica aqui na cidade".
De acordo com a professora do curso de enfermagem do Campus Muzambinho, Natércia Taveira Carvalhaes Dias, além dos exames citados, os profissionais estão orientando as pessoas sobre a prevenção e cuidados com a COVID - 19. Ela ressalta que, mesmo quem já tomou a vacina, teve a COVID ou já tem anticorpos precisa tomar esses cuidados e se atentar às orientações.
TEXTO E IMAGENS: ASCOM
Redes Sociais